Encontro Com a Palavra

1ª Carta de Paulo aos Tessalonicenses

Pr. Dick Woodward      domingo, 22 de outubro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

O tema da Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses é a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Durante o pouco tempo que Paulo passou com os tessalonicenses, ministrou sobre este assunto.

A passagem em Atos 17:1-15 descreve a igreja de Tessalônica e nos ajuda a entender o ministério extraordinário que Paulo teve naquela cidade por ocasião da fundação da igreja.

Paulo esteve ali apenas durante três sábados, o que indica que a igreja foi fundada em menos de um mês.

Paulo pregou na sinagoga da cidade, mas os primeiros convertidos não eram judeus, e sim proeminentes cidadãos e cidadãs gregos.

Isso suscitou inveja nos judeus que iniciaram uma severa perseguição contra Paulo obrigando-o a fugir da cidade, indo primeiro para Beréia e depois para Atenas e Corinto, de onde escreveu esta carta.

Timóteo e Silas ficaram em Tessalônica e mais tarde foram ao encontro de Paulo.

Durante as três semanas que passou em Tessalônica, Paulo enfatizou a questão da Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Quando Timóteo se encontrou com Paulo em Corinto apresentou um relatório sobre os crentes de Tessalônica, dizendo que eles estavam firmes no Senhor, mas que a perseguição aos judeus estava sendo tão intensa que alguns já tinham morrido em decorrência dela.

Timóteo também contou que os tessalonicenses tinham muitas perguntas referentes ao ensino da Segunda Vinda e que estavam preocupados com seus queridos que tinham sido martirizados por causa da perseguição.

A dúvida era: será que eles perderiam alguma benção quando Jesus Cristo voltasse para buscar Sua Igreja?

Sob essa perspectiva considere as palavras de Paulo nesta carta que enfoca a Segunda Vinda de Jesus e o Arrebatamento da Igreja.

O arrebatamento consiste no encontro nos ares da igreja com Jesus, quando Ele voltar.

Paulo mostra todo o seu amor pelos perseguidos de Tessalônica ao escrever: “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.

Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.

Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

Consolem-se uns aos outros com estas palavras.” (I Tessalonicenses 4:13- 18)

Esta é uma das muitas passagens das Escrituras sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Observe como o coração de Paulo estava pesado ao escrever estas palavras.

Paulo foi um grande professor e não queria que os crentes de Tessalônica fossem ignorantes a cerca da Segunda Vinda de Jesus.

Mas Paulo também era um missionário e queria que os tessalonicenses tivessem fé.

Basicamente o que ele escreve é que se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, podemos crer na ressurreição dos nossos queridos.

A partir daí Paulo passa a falar detalhadamente sobre o Arrebatamento da Igreja.

Como Paulo também era profeta, não queria que os tessalonicenses ficassem sem instrução por isso afirmou que estava falando de acordo com a palavra do Senhor.

Finalmente, como Paulo era um excelente pastor, também queria que aqueles crentes tivessem esperança e recebessem conforto.

E talvez por isso, quisesse consolar a igreja com o ensino da Segunda Vinda e aliviar a preocupação que havia com relação aos queridos que tinham sido mortos.

O arrebatamento da Igreja é o ensino mais importante desta carta.

Paulo também abordou o mesmo ensino com a igreja de Coríntios. (I Coríntios 15: 51,52); e Jesus o fez no Sermão do Monte. (Mateus 24: 40,41)

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

Como estão divididos os livros da Bíblia?

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Os Modelos de Ordem Para a Igreja

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

A Cronologia do Retorno de Cristo!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Fatos sobre a volta de Jesus!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021