Encontro Com a Palavra

2ª Carta de Pedro Parte 2

Pr. Dick Woodward      segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Pedro inicia suas últimas palavras de sabedoria com o seu próprio testemunho: “...Nós mesmos ouvimos essa voz vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo.” (2 Pedro 1:18)

Pedro estava dizendo que, apesar de ter tido esta experiência maravilhosa, ele ainda queria dizer uma coisa: “A Palavra de Deus que veio para nós através da inspiração divina, permanece mais do que qualquer experiência sobrenatural, inclusive a vivida no Monte da Transfiguração”.

Pedro afirma que vir para a Palavra de Deus é tão bom quanto sair do lugar escuro para Luz e quando saímos da escuridão para a Luz, algo acontece em nossos corações.

Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.” (2 Pedro 1:19)

O que significa “a estrela da alva nascer em nossos corações?”

Essa estrela da alva é Jesus Cristo vivo e ressurreto. Pedro está falando novamente de como Cristo nasce em nossos corações.

É interessante observar que as últimas palavras, tanto de Pedro como de Paulo para a igreja e para o mundo são referentes à Palavra de Deus.

Pedro faz isso no primeiro capítulo da sua segunda carta e Paulo faz a mesma coisa no terceiro capitulo da sua segunda carta a Timóteo.

Paulo fala que a Palavra de Deus é inspirada e Pedro explica o que é inspiração.

Pedro afirma que aqueles que escreveram as Escrituras foram movidos pelo Espírito Santo da mesma forma que um vento sopra um navio no mar.

Pedro relaciona seu ensino sobre inspiração das Escrituras com a experiência do novo nascimento.

O capítulo 2 é muito parecido com a Epístola de Judas, por isso não vamos explorar muito esse texto agora.

Assim como Judas, o capítulo 2 da Segunda Carta de Pedro é uma repreensão contra os falsos mestres.

No terceiro capitulo, Pedro escreve sobre “O Dia do Senhor”.

O “Dia do Senhor” é um dos acontecimentos que compõe a Segunda Vinda de Cristo.

A Segunda Vinda de Jesus não é um episódio isolado, mas uma série de acontecimentos como o Arrebatamento da igreja, a Grande Tribulação, o Reino de Deus na terra e ressurreição.

Mas o último de todos estes episódios que compõe a Segunda Vinda de Jesus Cristo é o “Dia do Senhor”.

O “Dia do Senhor” será um acontecimento cataclísmico anunciado por vários profetas, no qual todo elemento da terra se dissolverá.

Jesus disse: “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”. (Mateus 24:35)

Pedro declarou explicitamente que a terra e os céus serão destruídos e se derreterão com um calor excessivo. (2 Pedro 3:10)

Desde a destruição de Hiroshima e Nagasaki sabemos que o homem pode fazer o que Pedro e os profetas anunciaram.

Deus já fez isso uma vez com água e na próxima vez fará com fogo. De acordo com Pedro acontecerá exatamente como os profetas anunciaram.

Não podemos dizer que o “Dia do Senhor” está demorando a vir porque o tempo é relativo para Deus.

Então, o que Deus está esperando?

A única razão porque Cristo ainda não veio e a seqüência de acontecimentos que culminarão com o “Dia do Senhor” ainda não se iniciou é porque Deus quer que o Evangelho seja espalhado por todo o mundo perdido.

Ele não quer que ninguém pereça porque Ele ama a humanidade e quer dar oportunidade para que todos se salvem.

Pedro afirma que podemos apressar esse dia, testemunhando a respeito de Cristo e apresentando o Evangelho para aqueles que nunca o ouviram.

A pergunta que devemos fazer quando lemos sobre o relato da Segunda Vinda de Jesus Cristo é: como devemos reagir diante do fato de que todas as coisas serão destruídas?

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

A Graça de Dar

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Transcendência do Ministro

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Transparência do Ministro

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

A Tarefa do Ministro

segunda-feira, 2 de novembro de 2020