Encontro Com a Palavra

A Bússola da Certeza

Pr. Dick Woodward      quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

No último programa iniciamos o estudo da primeira epístola de João, onde criamos a "bússola da certeza".

O objetivo desta carta do apóstolo João pode ser resumido em uma palavra, “certeza”.

Assim como existem oito pontos em uma bússola, também encontramos oito pontos na bússola da certeza.

No programa anterior compartilhei três pontos com vocês, hoje continuaremos com os pontos restantes da bússola da certeza.

O que João está apresentando nesta Bússola da Certeza é simplesmente isto: se você realmente tem fé no fato da morte de Jesus Cristo na cruz, então você tem perdão.

O resultado de se colocar a fé no fato da morte de Jesus Cristo é o perdão absoluto.

Na língua grega, o tempo verbal do presente representa um tempo continuo. Por isso, quando num texto que foi escrito em grego se depararmos com o tempo do verbo no presente, podemos inserir a palavra “continuamente”.

Portanto, “se ‘continuamente’ confessarmos os nossos pecados, Ele ‘continuamente’ nos purifica.

O sangue de Cristo nos mantém purificados de toda injustiça”. O perdão é o resultado de se crer na morte de Jesus Cristo.

O próximo ponto da Bússola da Certeza é o resultado de se ter crido na ressurreição de Jesus Cristo: – você pode conhecer o Cristo Vivo e ter comunhão com Ele.

A palavra comunhão significa algo parecido com parceria ou com estar no mesmo barco.

Assim como Jesus subiu no barco de Pedro e o encheu de peixes, Ele também pode entrar no barco da sua vida. Isso quer dizer que todo o recurso de Jesus será seu também.

Portanto, Comunhão é o quarto ponto da Bússola da Certeza.

O quinto ponto dessa Bússola é seguir a Cristo. Quando alguém dizia a Jesus que cria n’Ele, Ele respondia: “Siga-me”.

João repete várias vezes “... aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”.É assim que temos certeza que temos a fé verdadeira e a vida eterna.

O ponto seguinte da Bússola da Certeza é liberdade. Jesus insistiu em afirmar, como lemos no capitulo 8 do Evangelho de João, que “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.”.

Seguir a Jesus ou ser Seu discípulo valida e faz crescer nossa fé.

Depois Jesus fala dos resultados para aquele que O segue: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra (Ele não disse por quanto tempo), verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade (Ele usou a palavra que significa conhecer através de um relacionamento), e a verdade os libertará” (João 8:30-32)

João afirmou: “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” (1 João 2:1). É possível ser liberto do pecado.

Outro ponto da Bússola da Certeza é o que podemos chamar de Plenitude. No capitulo 1 versículo 4, João afirma: “Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.”.

O que temos é real e é bom, mas existe mais. João quer que tenhamos uma experiência completa. Chamamos isso de “Plenitude”.

O oitavo ponto da Bússola da Certeza é frutificação. Jesus ensinou os apóstolos a serem frutíferos, porque Ele queria que a alegria deles fosse completa. (João 15:11)

João afirma que se nós produzirmos frutos na nossa experiência com Cristo, teremos confiança na jornada de fé.

Às vezes buscamos uma experiência espiritual da mesma forma que buscamos outras coisas, com um sentimento egoísta, centrado em nós mesmos.

Até nos perguntamos: o que eu ganho com isso?

Quando estudamos a conversão de Saulo de Tarso, aprendemos que somos maduros quando perguntamos: “Senhor, o que o Senhor quer que eu faça para o Senhor?”.

A resposta que está na Bíblia é: “que seja frutífero”.

Resumindo, os oito pontos da Bússola da Certeza são: fatos, fé, perdão, comunhão, seguir, liberdade, plenitude e frutificação.

Se você acha que não é frutífero ou que não tem plenitude, volte ao início da sua bússola e veja mais uma vez se não está faltando algum ponto na sua vida.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

Limpe Tudo Antes e Depois!

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O Primeiro Programa de Entrevista

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Hu-hum ou Naum?

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A Solução Final de Deus

quarta-feira, 6 de novembro de 2019