Encontro Com a Palavra

A Carta de Paulo a Tito

Pr. Dick Woodward      terça-feira, 31 de outubro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

A ênfase de Paulo nesta carta é o cuidado com a Igreja. Ele deixou claro que é através de homens tementes a Deus que a igreja será guiada.

A única maneira que Tito tinha para plantar uma igreja em Creta era através de líderes tementes a Deus, com vidas totalmente comprometidas com Sua doutrina.

Paulo disse a Tito: “A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí.” (1:5)

Tito foi a pessoa escolhida por Paulo para tratar de alguns problemas na igreja da Ilha de Creta.

O que podemos perceber é que alguns desses problemas eram semelhantes aos problemas que Paulo enfrentou com os gálatas:

Os judeus messiânicos estavam impondo a circuncisão como condição para que os gentios fossem salvos e se tornassem verdadeiros discípulos de Jesus.

Outros cobravam e queriam ganhar a vida com o ensino da Palavra.

Basicamente esses eram os dois problemas que Paulo queria que Tito tratasse naquela igreja.

Há três epifanias nessa carta pastoral, ou seja, três manifestações de Deus através de Cristo neste mundo.

Procure encontrar nos versículo abaixo quais foram essas três manifestações.

As declarações são as mais bonitas de todo o Novo Testamento: “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze.” (2:11-15)

A Igreja de Três Epifanias

Você já ouviu falar da Igreja da Epifania?

A palavra grega “epifania” significa “manifestação”.

Muitos teólogos afirmam que a igreja apresentada por Paulo nesta carta a Tito poderia ser chamada de “A Igreja de Duas Epifanias”.

Paulo escreve sobre duas aparições de Deus e, de acordo com ele, a igreja existe entre essas duas aparições.

No capítulo 2, versículo 11, Paulo escreveu: “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Essa graça apareceu quando Jesus Cristo nasceu em Belém e vai aparecer novamente quando Cristo voltar.

A igreja existe entre essas duas aparições de Deus através de Cristo.

Nessa carta Deus revela a Paulo exatamente como Ele quer que Sua Igreja seja e entre essas duas epifanias.

Nos tempos atuais devemos viver de forma “sensata, justa e piedosa” (v.12)

Paulo afirma que em sua primeira aparição, Cristo trouxe salvação para que Deus nos redimisse e fizesse para Si “um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras” (v.14)

Somos para Deus um povo “exclusivo”, ou seja, “único”, conforme a imagem de Cristo.

Por isso poderíamos intitular esta carta de Paulo a Tito como “A Igreja das Três Epifanias”.

Entre a primeira manifestação de Cristo e a Sua Segunda Vinda, existe uma terceira manifestação: Deus se manifesta neste mundo através de nós.

Deus nos escolheu para fazermos Sua obra; Somos o Seu povo “exclusivo”; Devemos ser Jesus para o mundo.

Somos o veículo através do qual o Cristo vivo e ressurreto se manifesta ao mundo.

A ênfase de Paulo nessa carta é que esse povo exclusivo, que é a Igreja de Jesus Cristo, tenha uma vida santa e piedosa, para que Deus se manifeste ao mundo através de Cristo em nós.

Podemos ter certeza de que Deus tem muitos planos maravilhosos para nossa vida, porque Ele nos escolheu para sermos parte de um povo especial e frutífero, através de quem Ele se manifesta ao mundo.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Últimos Artigos

Os Padrões de Paulo

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

A Pregação de Paulo

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Os Padrões do Pentecoste Plantam a Igreja

segunda-feira, 27 de julho de 2020

O Pentecoste Pessoal de Paulo

segunda-feira, 20 de julho de 2020