Encontro Com a Palavra

A Graça de Contribuir

Pr. Dick Woodward      sábado, 30 de setembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Existe mais um ensinamento de Paulo na sua Segunda Carta aos Coríntios que enfocaremos agora, na finalização desse estudo.

Antes de se converter ao cristianismo, Paulo era um fariseu zeloso que se dedicava à preservação da fé judaica ortodoxa.

Ele rejeitava a Cristo e via Seus seguidores como uma ameaça à fé judaica. Por isso perseguia persistentemente todos os judeus discípulos de Jesus Cristo.

Depois de sua conversão ao cristianismo, a lembrança de tantos judeus presos e condenados à morte, como, por exemplo, Estevão, devia causar-lhe um sentimento de culpa.

Os judeus cristãos de Jerusalém e Judéia ainda sofriam por causa da perseguição e da fome.

Como já vimos no último capitulo da sua Primeira Carta aos Coríntos, Paulo estava cheio de compaixão por aqueles judeus cristãos e quis arrecadar uma oferta em favor deles entre as igrejas dos gentios.

Aquele antigo perseguidor de judeus cristãos agora estava cheio de compaixão por eles e tentava levantar uma oferta que aliviaria o seu sofrimento.

Isso é uma demonstração do milagre da graça de Deus transformando vidas.

Paulo escreveu sobre essa oferta de amor em II Coríntios, nos capítulos oito e nove, pedindo que eles contribuíssem com uma oferta que partisse do seu coração.

Ele compartilhou com eles a atitude dos crentes de Filipos, de onde ele escreveu a carta, e a quem Paulo considerava um exemplo de generosidade, mordomia e fidelidade àquilo que Deus lhes dava.

As viagens missionárias de Paulo eram financiadas pelos crentes de Filipos, que eram crentes maduros na fé; Paulo sabia que eles contribuíam com entendimento do que era ser bom despenseiro e mordomo fiel de Deus.

Os filipenses tinham ofertado aos santos em Jerusalém que estavam sendo perseguidos, fato que está registrado nessa segunda carta aos coríntios.

Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia.

No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.

Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam.

Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.

E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.

Assim, recomendamos a Tito, visto que ele já havia começado, que completasse esse ato de graça da parte de vocês.

Todavia, assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir.” (II Coríntios 8:1–7)

Paulo apresentou os filipenses aos coríntios como exemplos de despenseiros e mordomos do que Deus lhes dava.

À medida que Paulo fala da mordomia exemplar dos filipenses, apresenta uma obra-prima sobre este assunto.

Os capitulos oito e nove de II Coríntios são muito importantes, pois apresntam princípios que envolvem oferta e mordomia.

Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.

Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. (2 Coríntios 9:6-7)

Leia estes dois capítulos e procure responder por quê e como devemos contribuir e ofertar ao Senhor.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

A Graça de Dar

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Transcendência do Ministro

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Transparência do Ministro

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

A Tarefa do Ministro

segunda-feira, 2 de novembro de 2020