Encontro Com a Palavra

A Obra Misteriosa

Pr. Dick Woodward      segunda-feira, 5 de abril de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

Há muito tempo, Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.

 — Hebreus 1:1-3

 

 

O livro de Hebreus é uma obra prima de origem misteriosa. Aqueles que estudam a bíblia não conseguem afirmar até hoje quem o escreveu e para quem especificamente ele foi escrito. Sabe-se que ele foi mandado para cristãos judeus que sofriam com a perseguição, o autor de Hebreus oferece a eles a tão necessária certeza da salvação, encorajamento e exortação à fé.  

 

Existem alguns teólogos que afirmam ser Paulo o autor, mas outros discordam. As cartas de Paulo sempre possuíam seu nome na introdução, mas Hebreus não tem. Paulo sempre citava o Antigo Testamento em hebraíco, mas o autor de Hebreus o cita na tradução grega. Além disso, o autor de Hebreus não se concentrou no assunto da justificação pela fé, sempre enfatizada por Paulo. Ao contrário de Paulo, esse autor também não alega ter visto Jesus Cristo pessoalmente. 

 

Saber a identidade dos escritores dos livros da Bíblia não é tão importante, porque no fim Deus é o autor de todos eles. Entretanto, o que é importante se perguntar sobre qualquer livro da Bíblia é:

 

  • O que esse livro diz?
  • O que ele significa?
  • E o que significa para mim?

 

O conteúdo do livro de Hebreus o torna uma obra prima. Mais do que qualquer outro livro ele liga o Antigo Testamento ao Novo. Sua argumentação do começo ao fim mostra que Jesus é o Messias profetizado no Antigo Testamento, o senhor revelado no Novo Testamento e o Rei dos Reis.

 

Três palavras chaves nos ajudam a entender a argumentação de Hebreus: melhor, crer e cuidado. Porque Jesus Cristo é o Filho de Deus, Ele é melhor do que os profetas, os anjos, os sacerdotes, as alianças, o tabernáculo, tudo. Não é mais preciso fazer sacrifício, porque a morte de Jesus valeu por tudo isso. Crendo na obra consumada de Cristo na cruz temos a salvação.

 

 

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.


Baixe o Material de Apoio Utilizando os Botões Abaixo

Apostila N°.15

Guia do Professor

Caderno de Exercícios


A apostila Nº 15 cobre do Livro de Hebreus ao Apocalipse. Se você já baixou  faça o download apenas do caderno de exercícios e o guia do professor. 

 

E para  acompanar as lições no spotify Clique Aqui!

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

As fontes da Solução de Deus

segunda-feira, 10 de maio de 2021

3 coisas que aprendemos com o Livro de Tiago!

sexta-feira, 7 de maio de 2021

As Fontes da Santificação

segunda-feira, 3 de maio de 2021

O que podemos encontrar no livro de Tiago?

sexta-feira, 30 de abril de 2021