Encontro Com a Palavra

A Primeira Carta de João

Pr. Dick Woodward      terça-feira, 28 de novembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Intitulei os primeiros 16 versículos de Primeira Carta de João como  "A Bússola da Certeza". Certeza é o tema principal desta carta.

Você tem certeza absoluta de que seus pecados foram perdoados e que, se você morrer hoje, irá para o céu?

Se você não tem esta certeza, então esta carta de João é para você.

O seu autor, o apóstolo João, também escreveu o Evangelho de João, o livro de Apocalipse e mais duas outras cartas que têm o seu nome.

Ele sempre explica porque está escrevendo. Ele escreveu o Evangelho de João para que creiamos e tenhamos a vida eterna (João 20: 30,31)

Esta carta ele escreveu aos que crêem, para que eles saibam e creiam. Ele escreveu para aqueles que querem ter certeza da salvação.

Se você é espiritualmente inseguro e não tem certeza absoluta da sua salvação, João está lhe dizendo: “Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.” (I João 5:13)

“Se um homem não sabe e não sabe que não sabe, ele é tolo. Evite-o. Se um homem não sabe e sabe que não sabe, ele é uma criança. Ensine-o. Se um homem sabe e não sabe que sabe, está adormecido. Acorde-o. Mas se um homem sabe e sabe que sabe, ele é um líder. Siga-o”.

A primeira carta de João é para aqueles que, pode ser que saibam que sabem que têm a salvação!

Os primeiros 16 versículos de Primeira João, como no Evangelho de João, são uma apresentação geral do que o autor vai falar.

Todos nós precisamos de uma bússola espiritual. Encontramos esta “Bússola da Certeza” na epístola da certeza.

Assim como existem oito pontos em uma bússola, encontramos oito pontos na bússola da certeza do Apóstolo João.

O primeiro ponto da Bússola da Certeza são os fatos do Evangelho.

João afirma que a fé é baseada em fatos. A fé não é um passo no escuro ou um salto para luz.

Como já aprendemos no livro de Hebreus, no capítulo da fé, esta é baseada na evidência. A fé sustenta a nossa esperança.

Esta é a diferença entre esperança e fé. Sem evidência que sirva de base para nossa esperança, tudo o que podemos fazer é esperar. Mas a fé tem uma sustentação na evidência sobre a qual nos apoiamos.

João inicia esta carta escrevendo a respeito do Cristo Ressurreto: “Ouçam, vocês são testemunhas oculares e O viram e ouviram bem de perto. Tocamos nas marcas dos pregos em Suas mãos. Nossa fé é no Cristo Ressurreto é baseada em fatos”.

Quando comparamos livros como o Evangelho de João com outros livros do Novo Testamento, deparamo-nos com dois fatos básicos do Evangelho: a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Paulo escreveu aos Coríntios: “Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes.

Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.

Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”. (I Corintios 15:1-4)

Você deve colocar sua fé nesses dois fatos do Evangelho.

O segundo ponto da “Bússola da Certeza” é a fé nos fatos.

O terceiro ponto é o resultado de se colocar a fé nesses fatos: a morte e a ressurreição de Cristo. Isso faz toda a diferença do mundo!

Seus pecados são perdoados!

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

A Graça de Dar

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Transcendência do Ministro

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Transparência do Ministro

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

A Tarefa do Ministro

segunda-feira, 2 de novembro de 2020