A Profecia de Joel
Pr. Dick Woodward segunda-feira, 22 de maio de 2017
Compartilhe esta página com seus amigos
Joel é o segundo dos doze Profetas Menores. Sua mensagem dá ênfase à expressão “O Dia do Senhor”, usada também por outros profetas menores.
Joel chamou de “Dia do Senhor” uma terrível praga que devastou o Reino do Sul. Mas, ao mesmo tempo em que ele denomina essa praga de “O Dia do Senhor”, também a relaciona ao cativeiro babilônico que estava para acontecer.
No livro de Joel observa-se, como nos profetas maiores, que ele também mescla profecias sobre o cativeiro babilônico com profecias referentes à Segunda Vinda de Cristo.
Joel é um profeta muito conhecido por causa da sua profecia sobre o Dia do Pentecostes.
Diante daquele acontecimento, aquelas pessoas que estavam presentes no dia do nascimento da igreja, perguntaram: “Que significa isto?”.
Naquele momento, Pedro começou o seu sermão do Dia do Pentecostes dizendo-lhes: “isto é o que foi predito pelo profeta Joel” (Atos 2:12,16)
O que Joel pregou é que o Dia do Senhor existiu, existe hoje e existirá sempre em nossas vidas.
A Praga dos Gafanhotos
Joel inicia seu livro descrevendo a praga de gafanhotos que invadiu o Reino do Sul: “O que o gafanhoto cortador deixou o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador deixou o gafanhoto devorador comeu.” (1:4).
Essa praga varreu toda a terra, matou toda a vegetação e deixou uma grande devastação.
Quando Joel se referiu à praga dos gafanhotos como “O dia do Senhor”, ele estava se referindo a um acontecimento real, do qual ele tinha conhecimento.
Mas, que mensagem ele quis exatamente trazer, quando, se referiu ao “Dia do Senhor”?
Ao considerar a praga como sendo uma catástrofe, vinda do Senhor, ele estava dizendo que Deus é soberano, mesmo no meio das calamidades pelas quais passamos.
Joel junta-se a outros escritores bíblicos quando afirma que Deus está por trás tanto da adversidade como da prosperidade.
É provável que, por causa dessa invasão de gafanhotos, o povo acreditasse que Deus o havia abandonado. Mas Joel declara que Deus estava presente naquela circunstância.
Isso significa que, muitas vezes, um dia de calamidade pode ser um “Dia do Senhor” para aqueles que O amam e que são chamados de acordo com o Seu propósito (Romanos 8:28)
O Cativeiro Babilônico
Um bando de gafanhotos organizados como um exército, todos trabalhando em equipe para destruir tudo o que aparecesse pelo caminho.
Joel ilustrou sua profecia com uma destruição causada por um “exército de gafanhotos”, a fim de chamar a atenção do povo de Judá, e prepará-lo para a devastação que seria a invasão dos exércitos babilônicos:
“Eles atacam como guerreiros; escalam muralhas como soldados. Todos eles marcham em linha, sem desviar-se do curso.
Não se empurram uns aos outros; cada um marcha sempre em frente. Avançam por entre os dardos sem desfazer a formação.
Lançam-se sobre a cidade; correm ao longo da muralha. Sobem nas casas; como ladrões entram pelas janelas.” (2:7-9).
O Dia do Pentecostes
Depois que Joel proclamou a praga dos gafanhotos como o “Dia do Senhor” naqueles dias, e o cativeiro babilônico como um futuro “Dia do Senhor”, ele começou a falar sobre outro “Dia do Senhor”, o Dia do Pentecostes:
“E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.” (2:28)
Essa profecia foi parcialmente cumprida no dia do Pentecostes.
Em Atos 2:1-4, lemos que naquele dia o Espírito Santo desceu sobre aqueles que estavam reunidos e que quando o povo viu o derramar de línguas de fogo sobre as cabeças dos apóstolos e os ouvia falar em suas próprias línguas, também ouviram o barulho de “um vento impetuoso” e perguntaram: “Que significa isto?”
E Pedro respondeu: “isto é o que foi predito pelo profeta Joel” (Atos 2:16).
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do pastor Edson Bruno.
Comentários
Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra
Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!
Últimos Artigos
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021