Encontro Com a Palavra

A Profecia de Sofonias

Pr. Dick Woodward      sexta-feira, 9 de junho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Assim como o profeta Joel, Sofonias também foi profeta do “Dia do Senhor”.

A diferença é que Joel enfatizou o Dia do Senhor dos tempos passado, presente e futuro e Sofonias concentrou sua profecia exclusivamente no último Dia do Senhor, profetizado por Jesus, pelos profetas e pelos apóstolos.

Em Que Consiste o Dia do Senhor 

Quando Sofonias pregou sobre o Dia do Senhor, ele descreveu um acontecimento catastrófico envolvendo toda a criação.

Através de Sofonias Deus anunciou: “Destruirei todas as coisas na face da terra"; palavra do Senhor.
"Destruirei tanto os homens quanto os animais; destruirei as aves do céu e os peixes do mar, os que causam tropeço junto com os ímpios. Farei isso quando eu ceifar o homem da face da terra", declara o Senhor.” (1:2–3)

De acordo com Sofonias, o Dia do Senhor será o final e cataclísmico, e não se refere somente ao povo de Judá ou aos dominadores babilônios; esse dia atingirá todo homem e animal sobre a face da terra, assim como pássaros e peixes do mar.

Como outros profetas, Sofonias também mesclou profecias referentes ao último Dia do Senhor com as profecias sobre o cativeiro babilônico:

“Estenderei a mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém. Eliminarei deste lugar o remanescente de Baal, os nomes dos oficiantes idólatras e dos sacerdotes,” (V.4)

No dia do sacrifício do Senhor castigarei os líderes e os filhos do rei e todos os que estão vestidos com roupas estrangeiras.
Naquele dia castigarei todos os que evitam pisar na soleira dos ídolos, que enchem o templo de seus deuses com violência e engano. (1:8–9)

Sofonias uniu-se profeticamente ao profeta Miquéias e pôs sobre os líderes espirituais e políticos a culpa e a condenação pela apostasia espiritual e pela corrupção moral do povo.

De acordo com os Profetas Menores, o julgamento que Deus faria vir sobre todo o povo era conseqüência da negligência dos líderes políticos e espirituais.

Esse julgamento de Deus, que atingiria, desde os líderes até as pessoas comuns do povo, mostra a importância e a responsabilidade que os líderes têm diante de Deus pelo bem estar dos seus comandados.

O Caráter do Dia do Senhor 

Apesar de Sofonias ter enfatizado o julgamento de Deus sobre Judá, por causa de seus pecados, ele também profetizou a respeito do Dia do Senhor sobre todas as nações, principalmente sobre aquelas que perseguiram o povo de Judá.

Sofonias anunciou que no grande e terrível Dia do Senhor, todos os homens darão conta de suas obras, e Deus lhes dará uma sentença final.

Ele proclamou que apenas aqueles que adorarem ao único Deus verdadeiro escaparão da ira de Deus naquele grande e terrível Dia.

Nesse contexto, Sofonias exortou as nações a se arrependerem:

Reúna-se e ajunte-se, nação sem pudor, antes que chegue o tempo determinado e aquele dia passe como a palha, antes que venha sobre vocês a ira impetuosa do Senhor, antes que o dia da ira do Senhor os alcance.

Busquem o Senhor, todos vocês humildes do país, vocês que fazem o que ele ordena.

Busquem a justiça, busquem a humildade; talvez vocês tenham abrigo no dia da ira do Senhor. (2:1–3)

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

A Graça de Dar

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Transcendência do Ministro

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Transparência do Ministro

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

A Tarefa do Ministro

segunda-feira, 2 de novembro de 2020