A Profecia de Sofonias (Parte 2)
Pr. Dick Woodward sábado, 10 de junho de 2017
Compartilhe esta página com seus amigos
No ultimo programa iniciamos o estudo do Livro de Sofonias. Vimos que a principal mensagem da profecia de Sofonias é semelhante à do profeta Joel que também é impulsionada pela expressão "O Dia do Senhor".
No capitulo 2 o profeta Sofonias faz algo incomum em outro profetas. Ele prega às nações gentias que perseguiram Judá que Deus as julgariam e as castigariam.
Apesar de Deus ter usado as nações ímpias como instrumento de castigo sobre Judá, essas nações continuaram fora do concerto do Deus único e verdadeiro.
Pela pregação de Sofonias elas são chamadas ao arrependimento para serem salvas do fogo do Dia do Senhor.
O cataclismo do dia do Senhor será provocado pelo pecado e pela falta de temor a Deus das nações.
Sofonias adverte contra o pecado da luxúria, da indiferença, da falta de fé, da desobediência, da rebelião e da falta de temor a Deus, tanto de Judá, como das nações ímpias.
De acordo com a palavra desse profeta, foram esses pecados que provocaram a ira de Deus e o cataclismo do Dia do Senhor.
A profecia de Sofonias prevê que o julgamento de Deus virá sobre as nações localizadas junto ao mar: “E será a costa para o restante da casa de Judá; ali apascentarão os seus rebanhos... porque o Senhor seu Deus os visitará, e os fará tornar do seu cativeiro.” (V.7)
Sofonias também pregou contra Moabe e Amom e contra os etíopes e os assírios para mostrar que essas nações sem temor de Deus não sobreviverão ao julgamento do Senhor.
A Nova Criação no Dia do Senhor (Capítulo 3)
Apesar de Sofonias repreender Judá por causa da corrupção de seus líderes e por resistirem a Deus (3:1-4), ele mostrou que o cativeiro babilônico seria a conseqüência desse comportamento.
Mas ele também teve uma palavra de esperança para o último Dia do Senhor. Nesse dia todas as nações da terra reconhecerão que o Senhor é Deus (V.9)
“O remanescente de Israel não cometerá injustiças; eles não mentirão, nem se achará engano em suas bocas. Eles se alimentarão e descansarão, sem que ninguém os amedronte” (V.13)
Sofonias pregou que apesar de Judá ser incapaz de se manter fiel ao seu Deus, o Senhor o preservaria e o traria do cativeiro, e nos últimos dias haveria um remanescente fiel a Ele, uma nova criação.
Nos livros de Esdras e Neemias, e nos últimos três profetas menores que ainda estudaremos, temos registrado o cumprimento parcial dessa profecia.
Esses três últimos profetas, Ageu, Zacarias e Malaquias, pertencem ao período pós-cativeiro e ministram aos sobreviventes que retornam da Babilônia.
Em razão da profecia de Sofonias enfocar principalmente o último Dia do Senhor, muitos estudiosos acreditam que sua profecia sobre um remanescente que é manso, humilde e justo está cumprida na igreja do Cristo vivo e ressurreto.
Todos os profetas eram judeus, e Paulo escreve que todos os gentios que nasceram de novo são filhos de Abraão (Gálatas 3:7)
Paulo também se tornou um profeta quando previu que Deus traria novamente para Si a nação judaica e “todo Israel seria salvo” (Romanos 11)
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Comentários
Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra
Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!
Últimos Artigos
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021