Encontro Com a Palavra

Apocalipse o Livro da Revelação

Pr. Dick Woodward      segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

As Chaves Que Decodificam o Livro do Apocalipse

Já vimos nos programas anteriores que o Livro do Apocalipse é como se fosse uma mensagem codificada de Deus para Seu povo. E para decodificar essa mensagem você preceisa de algumas chaves.

A chave mesta é o Espírito Santo, a 2ª chave é saber que todos os sinais e simbolos do Livro do Apocalipse são Bíblicos e a 3ª chave é a própria estrutura desse Livro, a forma como ele é organizado.

No último programa comentamos sobre a parte mais extensa da tarefa incumbida ao apóstolo João, tarefa esta que é descrita no início do capítulo 4 e se refere a outras coisas que ele deveria escrever.

Para fazer uso da 4ª chave você precisa compreender a cronologia dos episódios relatados nos capítulos 6 a 19 do Livro do Apocalipse.

A quinta chave decodificadora desta mensagem reveladora é: seja humilde ao tentar estabelecer a ordem cronológica de todos estes acontecimentos relatados no Livro do Apocalipse.

Eu sugiro uma ordem cronológica, mas faço isso com humildade.

De acordo com Jesus, ninguém sabe o dia nem a hora do fim, nem os anjos e nem mesmo o Filho de Deus. Apenas o Pai sabe. (Mateus 24:36)

Quando os apóstolos e discípulos quiseram saber quando seria a restauração do reino de Israel, Jesus lhes respondeu que não competia a eles saber os tempos nem as estações em que todos estes acontecimentos ocorreriam, porque o Pai havia decidido que Ele seria o único a saber. (Atos 1:7)

Agora pensem comigo: se os anjos não sabem, se o Filho de Deus disse que não sabe, se apenas o Pai sabe, a única coisa que nos resta é ser humildes o suficiente na tentativa de encontrar a ordem cronológica, os tempos e as estações desses acontecimentos.

Vocês não acham?

Um desses eventos é o Arrebatamento da Igreja. Depois que a igreja for levada deste mundo, vai acontecer a Grande Tribulação na terra.

“Essa é a opinião da grande maioria dos cristãos”.

Só então depois acontecerá de fato a Segunda Vinda de Cristo, não mais para tirar sua Igreja deste mundo, mas para reinar com Sua Igreja na Terra.

Alguns acreditam que esse reino acontecerá de fato e que durará mil anos, mas há controvérsias a respeito da seqüência desses episódios.

Independente da ordem cronológica que você adote, encontrará sempre alguém que pense diferente. Por isso seja humilde na interpretação e compreensão dessa ordem cronológica.

A 6ª chave é “adoração”. Nosso objetivo ao ler o Livro do Apocalipse deve ser, em primeiro lugar, adoração e depois o entendimento do livro.

A adoração é muito importante. (22: 8 e 9)

Existem muitas verdades devocionais, principalmente nas cartas às igrejas, verdades que são ao mesmo tempo devocionais e educativas; verdades que compreendemos, às quais devemos obedecer.

Os crentes têm uma tendência para supervalorizar a compreensão das Escrituras mais do que a Deus e o Cristo Vivo que deu esta revelação a João.

O amado apóstolo João estabeleceu esta chave em duas ocasiões no final do livro.

Ele caiu aos pés do anjo que interpretou todos estes símbolos e o adorou.

Dá até para entender sua atitude; mas o anjo lhe disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus!” (19:10)

Essa é uma declaração muito clara do propósito da leitura do Livro do Apocalipse. O propósito não é compreendê-lo, mas ver a Jesus e depois adorar ao Pai e ao Filho!

Permita que o Livro do Apocalipse aumente sua reverência e adoração a Deus, entre na presença de Deus com a leitura deste livro.

A sétima chave é a pergunta: “Por que Deus deu toda esta revelação a respeito do futuro?”.

Como já vimos antes, Deus tinha um propósito quando removeu o véu e falou como será o fim.

A aplicação pode ser a seguinte: diante de tudo o que Deus revelou, “que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam?” (II Pedro 3:11)

Deus quer que a leitura deste livro e suas revelações causem impacto na sua vida.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

O Primeiro Programa de Entrevista

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Hu-hum ou Naum?

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A Solução Final de Deus

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O Profeta Político

segunda-feira, 4 de novembro de 2019