Encontro Com a Palavra

As Fontes da Santificação

Pr. Dick Woodward      segunda-feira, 3 de maio de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentando por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.

 — Tiago 1:13-15

 

Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: “Você tem a fé; eu tenho as obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostraria a minha fé pelas obras.

 — Tiago 2:17-18

 

Apesar das tribulações serem usadas por Deus para nos fazer crescer, ele jamais nos tenta. Deus não é a fonte do pecado ou da tentação. A sequência do pecado começa quando vemos algo que queremos. Se pensamos nisso, começamos a desejar. Mas se não alimentarmos esse desejo, podemos evitar pecar. Nós escolhemos se vamos ou não olhar novamente e deixar a tentação nos levar para o pecado. Essa é uma situação difícil para nós e Deus nos manda fugir dela. 

A Palavra de Deus nos capacita a ficar acima do pecado. Ela é o agente do Espírito Santo e pode trazer regeneração para as nossas vidas, ou seja, ela pode criar vida nos nossos corações quando a ouvimos e respondemos devidamente. A Palavra de Deus é como um espelho espiritual e mostra nossas imperfeições para que possamos mudar. Quando respondemos à Palavra de Deus, vemos que ela é viva e eficaz e capaz de causar mudanças. Mas se não fazemos nada, somos tolos e apenas ouvintes da Palavra.

Em uma das partes mais controversas dessa carta, Tiago afirma que não existe fé sem obras. Quando Abraão foi testado, ele confiou em Deus e estava disposto a fazer tudo o que Deus o mandasse fazer, até mesmo sacrificar o seu próprio filho. Sua fé era totalmente feita de ações. Como Jesus, Tiago deixa claro: “Vocês os reconhecerão por seus frutos.” (Mateus 7:16). Somos salvos somente pela fé mas a fé que salva está sempre acompanhada por obras que provam que é uma fé real.

Tiago também diz que uma língua sem controle é como fogo, cheia de maldade e veneno. Precisamos de disciplina espiritual para dominar a nossa língua. Tiago também aponta as fontes da sabedoria verdadeira. A Sabedoria de Deus vem através da Sua Palavra. Devemos pedir a Ele pela Sua sabedoria e por disciplina para obedecer. Se semearmos em paz com a sabedoria que vem do alto, vamos ter uma colheita de justiça.

 

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.


Baixe o Material de Apoio Utilizando os Botões Abaixo

Apostila N°.15

Guia do Professor

Caderno de Exercícios


A apostila Nº 15 cobre do Livro de Hebreus ao Apocalipse. Se você já baixou no ultimo programa faça o download apenas do caderno de exercícios e o guia do professor. 

 

E para  acompanar as lições no spotify Clique Aqui!

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

O Dia Vai Alvorecer

segunda-feira, 14 de junho de 2021

As Tempestades da Vida, a Palavra e a Testemunha

segunda-feira, 7 de junho de 2021

3 Lições da Bíblia sobre o casamento!

sexta-feira, 4 de junho de 2021