Encontro Com a Palavra

As Oito Visões de Zacarias Parte 2

Pr. Dick Woodward      domingo, 18 de junho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

No ultimo programa vimos que a primeira das visões de Zacarias “O Lugar de Sombras” trata se das dificuldades que colocamos quando Deus nos chama para um novo lugar.

A dura realidade de não ser mais uma nação, mas apenas um bando patético de míseros refugiados era desanimadora para o povo de Judá. Era um difícil período de transição.

Quando Zacarias removeu o véu, revelou o que ele chamou de “O Vigia”, o Senhor dos Exércitos cuidando do povo.

As Visões de Zacarias

Segunda Visão: Os Quatro Chifres (1:18-21)

Chifres na Bíblia são símbolos de poder.

O segundo obstáculo que Zacarias viu detrás do véu e que alimentava a insegurança do povo de Deus era o poder dos impérios mundiais.

Impérios que os tinham conquistado e escravizado quando eles eram uma nação forte, e o temor de que pudessem fazê-lo novamente.

Quando Zacarias removeu o véu e revelou ao povo o que estava por vir, o povo se encheu de coragem e esperança.

Por detrás do véu havia a revelação dos poderes mundiais que o Senhor dos Exércitos usaria para destruir os “chifres” ou potências que eles tanto temiam.

Terceira Visão: A Cidade de Jerusalém (2:1-4 e 10-13)

Um empecilho que era visível diante do véu era todo aquele entulho que antes tinha sido a bela cidade de Jerusalém.

Quando Zacarias retirou o terceiro véu viu que o que estava por trás dele era a cidade de Jerusalém linda e restaurada.

Ele contou ao povo essa revelação e mostrou-lhes que todo aquele entulho seria uma cidade tão grande que não poderia ser medida.

Uma Jerusalém que não necessitava mais de muros, porque era protegida pelo Senhor dos Exércitos.

A profecia de Zacarias foi parcialmente cumprida quando Jerusalém foi restaurada antes da era de Cristo, e depois, na terrível destruição pelos romanos.

Mas o cumprimento total dessa profecia será a Nova Jerusalém descrita pelo apóstolo João (Apocalipse 21:2)

Quarta Visão: O Acusador dos Irmãos (3:1-2 e 8-10)

O problema diante do véu enfocado por Zacarias e que tirava o ânimo dos exilados foi a visão de Josué: o sumo sacerdote usando vestes sujas e sendo acusado por satanás.

A terrível mancha do pecado da idolatria, perdoado e purificado através da experiência do cativeiro, muito provavelmente, foi o motivo das acusações do diabo.

Satanás, o acusador, usa as conseqüências ou manchas dos pecados que já foram perdoados para, dia e noite, acusar os cristãos.

Quando Zacarias remove o véu, vê a Trindade e a anuncia ao povo:

Ele vê o Senhor dos Exércitos, a expressão do amor e do poder de Deus que se manifestaria através do Messias, “O Advogado”, e o Espírito Santo e os milagres que acontecerão na Segunda Vinda de Jesus Cristo.

Quinta Visão: O Candelabro de Ouro e o Vaso de Azeite (4:1-7)

Nessa visão, outro problema diante do véu contribuía para que o ânimo dos judeus exilados estivesse em baixa.

O não cumprimento da responsabilidade que Deus lhes havia dado, de compartilhar a Sua Palavra com todo o mundo.

Aquela situação da cidade destruída, o templo e suas próprias vidas em ruínas faziam eles se sentirem fracassados professores da Palavra de Deus.

Quando Zacarias removeu o véu, viu o Espírito Santo representado pelo vaso de azeite:

“Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”.

Essa visão dava ao profeta a certeza de que Deus, através do Espírito Santo, capacitaria aquele povo a fim de cumprir o Seu chamado.

Sexta Visão: O Rolo Voador (5:1-4)

Nessa visão, a dificuldade diante do véu eram todas as forças malignas que os exilados enfrentaram na volta para Jerusalém.

É fácil, às vezes, mas não é sábio, ficarmos inertes diante das dificuldades, paralisados pelo poder do mal.

Essa pressão e opressão, aliadas ao poder do diabo, estavam convencendo o povo de Deus de que as forças do bem e de Deus jamais superariam as forças do mal.

Quando Zacarias removeu o véu imaginário, viu e revelou ao povo através da sua pregação, que o Senhor dos Exércitos capacitaria o Seu povo para vencer essas forças.

De acordo com essa visão, Deus controla, limita e, de alguma forma, usa o mal para Sua glória e para o cumprimento dos Seus propósitos.

Mesmo não havendo nada de bom a respeito do mal, Deus usa o mal para o bem do Seu povo (Isaías 45:7 Romanos 8:28).

Sétima Visão: Uma Mulher Sentada Sobre Um Efa (5:5-11)

O problema focalizado por Zacarias nessa visão foi a desonestidade nos negócios deste mundo.

Quando Zacarias removeu o véu, revelou que essa desonestidade está controlada pelo Senhor dos Exércitos e por fim será contida por Ele.

Nem sempre podemos explicar a malignidade, ou como ela acontece, mas sabemos que Deus usa o mal para atingir os Seus propósitos e glorificar o Seu nome.

Assim como um joalheiro usa um veludo preto para expor seus diamantes, Deus usa o mal como pano de fundo para expor ao mundo, o Seu amor incondicional.

Esse amor foi manifestado através do perdão e do livramento do cativeiro e ainda será manifestado com a salvação, através da qual, podemos voltar para Deus para que Ele volte para nós.

Oitava Visão: Os Quatro Carros (6:1-8)

A dificuldade focalizada por Zacarias na oitava visão, que alimentava a falta de esperança e os temores do povo de Deus, era a corrupção e a ausência de fé no governo humano.

Hoje, em todo o mundo, há muita corrupção no meio político e por isso as pessoas, de modo geral, não confiam em seus governos, em seus líderes políticos.

O que Zacarias viu por trás do véu foi semelhante à mensagem de Miquéias: que a forma perfeita de governo está no Reino de Deus.

Até que venha o Rei dos reis e Senhor dos senhores, não haverá nenhum governo livre de algum tipo de corrupção.

Entretanto, como nas duas visões anteriores, a mensagem é que Deus está no controle dessas circunstâncias.

O Senhor dos Exércitos é Soberano. O governo do Reino de Deus é e será sempre bem estruturado, organizado e perfeitamente harmonioso.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

O Primeiro Programa de Entrevista

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Hu-hum ou Naum?

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A Solução Final de Deus

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O Profeta Político

segunda-feira, 4 de novembro de 2019