Encontro Com a Palavra

As Quatro Bases Para Criação de Filhos

Pr. Dick Woodward      sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Criação de Filhos

Nesse sermão Moisés falou ao povo sobre como ensinar seus filhos a serem o povo de Deus. Este ensino está fundamentado sobre quatro bases.

A primeira delas é a Palavra de Deus.

Se quisermos ensinar nossos filhos a amar a Deus, a base para isso é a Sua Palavra. As Escrituras ensinam em Provérbio 22: 6: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.

A Segunda base desse processo educacional é a Responsabilidade.

Quem responde pela criação dos filhos?

Para alguns essa responsabilidade é do governo e olham para as escolas públicas pensando que é o Estado que tem o dever de ensinar às crianças o que elas precisam saber.

Outros dizem que a responsabilidade é da igreja, e levam seus filhos para a Escola Dominical semanalmente achando que a igreja vai ensiná-los a amar a Deus e a Sua Palavra.

Moisés colocou sobre os pais a responsabilidade pela educação dos filhos e os desafiou a guardar a Palavra de Deus nos corações para que pudessem ensiná-la aos filhos.

Moisés foi taxativo na afirmação de que são os pais que devem instruir os filhos na Palavra de Deus. Em toda Bíblia encontramos muitos textos reforçando essa idéia.

A terceira base refere-se ao Relacionamento.

Em seu sermão Moises falou: “... tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Deuteronômio 6: 7).

Para muitos pais isso é impossível porque eles nunca estão em casa quando seus filhos acordam ou quando vão para a cama.

É importante que interpretemos nossa cultura à luz das Escrituras e não as Escrituras à luz da nossa cultura.

O mandamento bíblico não pode ser interpretado de acordo com as circunstâncias que envolvem o nosso trabalho. O nosso trabalho é que deve ser ajustado à luz das Escrituras.

O ensino de Moisés sobre relacionamento entre pais e filhos é eficaz para moldar a cultura da família. É impossível seguir esses ensinos e não ver o resultado refletido no relacionamento familiar, que é parte vital do processo de educação.

A quarta base para a criação de filhos é a Realidade.

Moisés disse: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos ” (Deuteronômio 6: 5-7).

Nunca se esqueça que seus filhos aprenderão muito mais com o que você é, do que com o que você diz.

Jesus falou em Mateus 6: 21: “... onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.

De maneira bem prática, analisemos como e onde temos gastado nosso dinheiro, nosso tempo, nossa energia e então descobriremos onde está o nosso coração.

Nossos filhos aprendem mais observando nosso modo de vida do que ouvindo nossos sermões.

O que ensinamos aos nossos filhos não está em nossos discursos, mas nos valores que demonstramos ter. Portanto o modelo de criação de filhos ensinado por Moisés está firmado sobre essas quatro bases: Palavra de Deus, responsabilidade, relacionamento e realidade.

Encontro Com A Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

O Primeiro Programa de Entrevista

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Hu-hum ou Naum?

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A Solução Final de Deus

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O Profeta Político

segunda-feira, 4 de novembro de 2019