Encontro Com a Palavra

As Sete Igrejas do Apocalipse

Pr. Dick Woodward      sábado, 9 de dezembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

No final do último programa comentamos a respeitos das cartas escritas as sete igrejas do Apocalipse registradas nos capitulos 2 e 3.

Alguns estudiosos acreditam que estas sete igrejas além de serem igrejas que realmentes existiram são também um retrato das igrejas de hoje.

Os que concordam com esta idéia acreditam que principalmente a carta escrita a igreja de Laodiocéia representa as igrejas dos tempos modernos.

A igreja de hojje é morna, sem entusiasmo, muito rica e acha que não precisa de nada, mas, espiritualmente é miserável, pobre, cega e nua.

Encontramos nesta carta a passagem tão conhecida de todos nós: “Repreendo e disciplino aqueles que Eu amo. Por isso seja diligente e arrependa-se”. (Apocalipse 3:19)

O Cristo ressureto está dando uma mensagem bem direta à igreja de Laodicéia “arrependa-se, abra a porta da sua vida para que tenhamos comunhão”.

Depois que João transcreveu as cartas para as sete igrejas ele conclui a segunda parte de sua missão.

No capitulo 1 João resgistrou sua experiência e o que viu. Nos capitulos 2 e 3 ele registrou a situação das igrejas através das cartas.

Apartir do capitulo 4 João inicia outra parte da sua missão, “Suba para cá, e lhe mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas”.

A parte mais extensa da tarefa incumbida a João é descrita no início do deste capítulo e se refere a outras coisas que ele deveria escrever.

Grande parte desta revelação refere-se a coisas que deverão acontecer no futuro.

Nos programas anteriores estudamos as três primeiras chaves. Hoje veremos a 4ª chave.

4ª Chave

Para fazer uso da chave número 4 você precisa compreender a cronologia dos episódios relatados nos capítulos 6 a 19 do Livro do Apocalipse.

Os capítulos 4 e 5 são descritos usando uma linguagem muito bonita de sinais e símbolos, a adoração que acontecerá no céu.

Mas no capítulo 6 o tom muda e o Livro do Apocalipse se torna mais complexo.

A série de acontecimentos conhecida como Segunda Vida de Jesus Cristo compreende um período de tempo muito longo do primeiro até o último episódio.

E o cálculo exato da duração deste período depende da interpretação e de como você compreende a ordem cronológica deles.

Um dos acontecimentos mais breves dura apenas sete anos e é conhecido como “A Grande Tribulação”. Ele foi descrito por Jesus no seu Último Sermão. (Mateus 24:21-29)

Muitos estudiosos acreditam que a Grande Tribulação compreenderá um período de 7 anos e este é o assunto dos capítulos 6 a 19.

Todos estes capítulos, a começar com a narrativa dos cavalos no capítulo 6, até a metade do capítulo 19, abrangem este período de sete anos, enfocando um dos eventos que compõe “A Segunda Vinda de Jesus Cristo”.

A Grande Tribulação é ilustrada nesta passagem do Apocalipse como uma série de julgamentos e quebra de selos. Cada vez que um selo é quebrado, acontece um terrível e impressionante julgamento.

A seguir, há a descrição das 7 trombetas e cada vez que é tocada uma trombeta, acontece mais um julgamento.

Os selos são quebrados no capitulo 6, as trombetas são tocadas nos capítulos 8 e 9, e depois, no capítulo 16, surgem as sete taças que são derramadas e cada vez que uma dessas taças é derramada, acontece um julgamento.

Para alguns estudiosos os julgamentos dos selos, das trombetas e das taças são julgamentos consecutivos. Outros acreditam que seja um período de julgamento descrito de três maneiras diferentes.

Entre as citações desses julgamentos, há comentários a respeitos deles, nos capítulos 7, 10 a 15 e 17 a 19, mas esses comentários não acrescentam muita coisa a respeito da ordem cronológica.

Eu sugiro uma ordem cronológica, mas faço isso com humildade.

Seja também humilde ao tentar estabelecer a ordem cronológica de todos estes acontecimentos relatados no Livro do Apocalipse.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

O Primeiro Programa de Entrevista

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Hu-hum ou Naum?

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A Solução Final de Deus

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O Profeta Político

segunda-feira, 4 de novembro de 2019