Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!
"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
Em Mateus 5, contando as bem-aventuranças, Jesus queria em ensinar os seus discípulos lições sobre caráter e cristianismo, mas principalmente, sobre amor. Não era possível aprender todas aquelas lições sem aplicá-las em amor na vida de outras pessoas. Antes de serem discípulos, solução e resposta para este mundo, eles eram homens que foram amados por Deus e experimentaram da sua misericórdia.
Na prática, ninguém era merecedor desse amor, mas a misericórdia de Deus impedia que eles recebessem o que realmente mereciam. A misericórdia era a prova mais clara do amor incondicional de Deus pelo mundo e experimentá-la, os colocava na obrigação de também praticá-la. Felizes são os misericordiosos, pois eles obterão misericórdia.
O papel dos discípulos ao aprender sobre essa bem-aventurança era descer do monte e colocá-la em prática individualmente na vida de cada pessoa que eles encontrassem, independente de quem fosse. O amor incondicional de Deus precisava transformá-los em ministros do consolo, prontos para amar e abençoar o povo.
O amor incondicional de Deus, em forma de misericórdia, serve para nos lembrar de como somos dependendes d?Ele, pecadores e necessitados da Sua salvação. Para agir com misericórdia com alguém, antes, é necessário olhar para dentro e perceber a nossa própria condição de pecado e notar a ação misericordiosa de Deus.
A graça de Deus garante que recebamos aquilo que nós não merecemos e a misericórdia impede que recebamos aquilo que, de fato, merecemos. Para sermos ministros do consolo, curando e restaurando vidas, precisamos lembrar disso diariamente. O amor incondicional de Deus alcança o discípulo fiel e o perdido rebelde, sem distinção. O que os difere é a forma de corresponder esse amor através da obediência e amor ao próximo.
Você já experimentou desse amor incondicional de Deus? Mesmo que você não o perceba claramente, ele tem te envolvido desde o seu nascimento e vai te perseguir até o seu último dia. Por isso, corresponda a esse amor. Entregue-se a ele. Deseje ser um ministro do consolo, sendo luz do mundo e sal da terra na vida de quem precisa conhecer esse amor!
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
??????????