Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".
Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.
Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.
Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.
Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.
Quando Deus criou o homem e a mulher para serem um casal, também os criou para que convivessem para sempre. Seu propósito é que povoassem a Terra com muitos filhos e filhas à Sua imagem e semelhança. Era o plano perfeito, até eles cometerem um erro.
Ainda assim, o Senhor prosseguiu abençoando a construção de famílias até os dias de hoje, usando, inclusive, a simbologia do casamento para representar a Sua união com a Igreja, Sua noiva. Deus ama a união, a família e o casamento. Algo tão especial só poderia ser divino.
Mas a distância entre os casais e a falta de comunicação cotidiana, vêm conduzindo muitos casamentos ao fracasso. Diariamente homens e mulheres entram em conflito e, até mesmo, decidem pelo divórcio, devido à falta de manutenção cotidiana em seus relacionamentos.
Não faz sentido viver com alguém com quem você não consegue se comunicar, dizer o que tem te incomodado ou a falar o quanto ama. São como dois estranhos vivendo sob o mesmo teto, sem desfrutar da companhia um do outro. E isso não é um verdadeiro casamento.
Quando os filhos deixam o ninho para viverem suas próprias vidas, o que resta é se aproximar ainda mais da pessoa com quem você escolheu passar a vida. E esse fato pode ser assustador para algumas pessoas. Ouvir isso te alegra ou te enche de angustia?
Deus criou os laços matrimoniais para que dessem certo para sempre, mas a responsabilidade por mudar de comportamento, amar e buscar a comunicação diária, está em nossas mãos!
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.