builderall

Download


Vocês, orem assim: ?Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém?.

 

Mateus 6:9-13

 

 

 A oração é um presente de Deus para os seus filhos. É através dela que podemos nos comunicar com o Senhor, encontrar respostas, alívio, consolo e, em alguns momentos, Seu silêncio. Orando, nós cultivamos um relacionamento e o aprofundamos em intimidade, desligando a interferência do mundo e ativando o nosso espírito, para ter contato com Deus.

 

 Orar é tão precioso, que se torna difícil entender como as pessoas poderiam ter confundido o sentido correto da oração. Conseguiram transformar algo puro em algo movido por interesse próprio. Isso aconteceu na época de Jesus e perdura até os dias de hoje, não por falta de acesso ao conhecimento, mas por falta de vontade de entender e aplicar o que o Senhor ensinou.

 

 Após 400 anos de silêncio profético, onde Deus não se manifestou através de nenhum profeta e ainda era necessário que fosse realizado alguns procedimentos religiosos para acessar a sua presença, algumas pessoas se distanciaram do relacionamento com Ele e reproduziram ensinamentos distorcidos à outras pessoas.

 

 Com o tempo, falar com Deus não parecia mais tão prazeroso e nasceu no coração das pessoas uma vontade legalista de exercer os mandamentos. Apesar de, declaradamente, o Senhor manifestar a sua misericórdia e amor, não era mais por esse motivo que o povo queria ser ?bom? e obediente, mas para serem reconhecidos pelos outros.

 

 Logo, as práticas e disciplinas espirituais estavam sendo realizadas por motivos da carne e não do espírito. Na teoria, parece óbvio, mas, na prática, foram anos sem que ninguém despertasse desse engano. Foi então que Jesus chegou e chegou colocando de cabeça para baixo toda a lógica da terra que era utilizada pelos fariseus e todas as seitas religiosas da época.

 

 Jesus ensinou novamente coisas simples, como amar, orar, agir em relação ao próximo? Tudo isso, claro, incomodou muitas pessoas a ponto de o acusarem e condenarem à morte de Cruz. Mas, em tudo, Jesus prevaleceu e venceu, mostrando a força e o poder do Reino de Deus. É por isso que foi tão necessário ensinar a oração do Pai Nosso. Em um tempo onde as pessoas só pensavam em si, Jesus estava ensinando a orar pensando em Deus e no nosso próximo.

 

 Faça uma reflexão sobre as suas atitudes e como você tem conduzido o seu relacionamento com Deus. Será que você tem orado o suficiente e da maneira certa? Leita o capítulo 6 de Mateus e se encha dos ensinamentos de Jesus!


Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.



Baixe o Material de Apoio da Lição



Guia do Professor

Caderno de Exercícios


?????????