Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me".
Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu.
Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas.
Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: "Por que vocês comem e bebem com publicanos e ?pecadores?? "
Jesus lhes respondeu: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.
Em seu sistema de valores, Jesus dedicou muito valor ao amor. Nas escrituras O vemos amar Marta, Maria e Lázaro, amar o jovem rico, amar a João e cada um que O interceptava em seu caminho. Ele não amava ninguém condicionalmente ou esperando recompensa. Jesus simplesmente amava e ensinava sobre amar uns aos outros, confessando esse valor maravilhoso.
Por mais que os líderes religiosos da época discordassem e até achassem que era uma afronta contra a lei de Moisés, Jesus amava os pecadores. Seu olhar de compaixão e misericórdia invadia o interior de quem tinha sua atenção e todos se sentiam profundamente amados. Cada palavra e gesto de Jesus transbordava o seu amor, mesmo a quem estivesse em pecado. Cristo valorizava as pessoas.
No evangelho de Lucas, vemos retratado o encontro de Jesus com um publicano com fama de desonesto, chamado Levi. Este publicano é convidado a segui-Lo e imediatamente o faz. Logo em seguida, ele oferece um banquete a Jesus, no qual haviam diversas pessoas, incluindo outros publicanos. Todos desfrutando da presença de amor de Cristo, sem nenhuma condenação.
A reação imediata dos fariseus foi questionar o posicionamento de Jesus em não se importar de comendo com pecadores. Na concepção desses religiosos, Jesus não estava sendo tão santo quanto deveria ser e todos aqueles homens eram indignos de estarem na presença de alguém que diz seguir a lei.
O amor de Jesus pelos publicanos e pecadores era a ligação que o mantinha naquela mesa. Era o valor ao amor que os unia, mas nem todos seriam capazes de entender, até também experimentarem desse amor. E, sabendo do quanto Jesus valorizava e amava as pessoas, podemos ter a firme convicção que esse amor também nos alcançou e temos livre acesso a ele.
Confesse o valor que Jesus deu ao amor e às pessoas. Seu ensino nos mostra que devemos amar ao próximo, então dedique seu tempo, palavras e atitudes para amar àqueles que a sociedade e os religiosos julgam não serem dignos de serem amados por Deus e, principalmente, confesse o amor que Jesus dedica a você!
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
????????