"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
O Sermão do monte pode ser considerado um verdadeiro retiro espiritual. Foi ali que Jesus resolveu apartar os discípulos de suas rotinas, das multidões e de tudo que pudesse interferir no discipulado, para subir ao monte e trazê-los para si, mas também para enviá-los como canais de amor à vida das pessoas. O primeiro retiro pôde mudar o mundo para sempre, pois ninguém consegue ser o mesmo depois de provar o amor incondicional de Deus.
É esse amor que nos torna capaz de sermos luz do mundo e sal da terra, solução e resposta para os perdidos e feridos, aqueles que não conhecem a Jesus e dependem de cada um de nós para ouvir a boa notícia do Reino. Cada uma das bem-aventuranças nos instrui, prepara e transforma para esse ministério maravilhoso de reconciliação.
As primeira quatro bem-aventuranças se referem à atitudes de vir até Jesus, enquanto as outras quatro se tratam do ir para Jesus. Funciona da seguinte forma: nós precisamos ter o nosso interior transformado e disposto a se parecer com Ele. Isso requer humildade, quebrantamento e algumas lágrimas. Ninguém se submete a esse tipo de lição naturalmente e nem consegue enxergar recompensas sem que alguém o auxilie. Somente Jesus poderia nos convencer de que somos bem-aventurados.
Em seguida, é necessário aplicar o que Jesus ensinou. Nada, dentro do Reino de Deus, possui um sentido individualista, que visa beneficiar uma única pessoa, ou somente um grupo de doze. O Reino de Deus fala de uma boa notícia e toda boa notícia precisa ser anunciada. Desde desejar tornar Israel modelo entre os povos, até o nascimento de seu filho Jesus, o intuito do Senhor sempre foi tornar conhecida a Sua incomparável existência e soberania. O mundo precisa conhecer o Senhor!
Desta forma, cada bem-aventurança revela uma limitação da nossa parte, algo que não podemos, queremos ou sabemos fazer. Mas Deus pode, quer, sabe e faz. Por isso, é possível encontrar uma promessa espiritual no fim de cada frase. É algo que só pode ser acessado e revelado a nós através de Jesus, e ao mundo, através de nós! Medite sobre esta lição e aplique este conhecimento em sua vida. Seja luz do mundo e sal da terra, exatamente quem o Senhor te chamou para ser!
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
??????????