builderall

Download


André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus.

O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: "Achamos o Messias" (isto é, o Cristo).

E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: "Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas" (que significa Pedro).

 

João 1:40-42

 

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

 

1 Coríntios 13:7,8

 

"E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "

Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".

 

Mateus 16:15,16

 

 Nesta caminha pelos valores de Cristo, temos aprendido não só quais são eles, mas a importância de confessá-los em nossos discursos e atitudes. Confessar significa dizer a mesma coisa, então nós devemos dizer o mesmo que Jesus sobre cada coisa que ele valorizou.

 

 Dentre tantos valores que estudamos aqui, podemos concordar que o amor era um valor perceptível por todos que cruzavam o caminho de Jesus. Ele sentia amor, falava sobre amor, olhava com amor e, principalmente, prezava o amor de qualidade. E Maria, Marta e Lázaro experimentaram desse amor.

 

 Jesus desafiou cada um dos seus discípulos a confessarem o valor ao amor, e verdadeiramente amar uns aos outros. Um exemplo dessa experiência pode ser vista na história de Pedro. Quando Jesus o encontrou, o amou através de seu olhar e quando o chamou de Pedro, foi outra demonstração de amor. Seu nome de batismo, Simão, remetia à instabilidade, mas Jesus o reconhece como uma pedra, significado de seu novo nome.

 

 Pedro não estava mais sendo visto e tratado apenas por quem ele era, mas por quem Jesus sabia que ele se tornaria. O pescador de peixes havia sido escolhido por Jesus para trilhar um futuro como pescador de homens. Jesus acredita no nosso potencial através do amor que tudo crê, tudo espera, tudo suporta? Esse amor é irresistível.

 

 Por algum tempo ainda, Pedro não se posicionou à altura do que Jesus o chamou para ser, continuando a agir de forma impulsiva e incrédula. Mas, certa vez, ao perguntar aos discípulos quem eles diziam que Ele era, Jesus recebeu uma resposta da parte de Pedro que só poderia ser fruto de uma revelação divina: Ele era o Cristo, filho do Deus vivo.

 

 O amor de Jesus sempre estava reafirmando a Pedro que ele se tornaria um grande apóstolo, pescador de homens, referência no discipulado. E antes dele, de fato, se apropriar dessa identidade, houveram muitos outros episódios em que seu comportamento era contraditório a tudo o que Jesus havia ensinado. Em nenhum deles, porém, o amor de Cristo deixou de alcançá-lo ou impulsioná-lo a ser o apóstolo Pedro que lemos no livro de Atos dos apóstolos.

 

 Confesse o mesmo valor que Cristo deu ao amor e ame com qualidade. Se aproprie do amor da confirmação de Jesus, que acredita no seu potencial e te conduz ao caminho preparado por Ele. Ame seu próximo como Jesus amou e ensine essa verdade, de que Ele nos chama por aquilo que nos tornaremos.


Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.



Baixe o Material de Apoio da Lição



Material de Apoio

????????