O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
A bíblia nos ensina quais são as 15 características pelas quais nós podemos reconhecer o amor. Quando lemos, podemos facilmente comparar com o amor que o mundo nos oferece e concluir que eles são completamente diferentes. O amor que vem de Deus é incondicional.
Mas de onde vêm as condições que nós impomos para amar? Talvez você já tenha atribuído o amor de alguém sobre você à uma qualidade, atributo ou algo que você tenha realizado. Da mesma forma, talvez você já tenha amado alguém por razões específicas completamente mutáveis. Se a pessoa não te desse mais motivos para amá-la, aquele sentimento iria acabar.
Isso acontece, porque nós estamos nos colocando no centro de todas as coisas. Acreditamos que tudo é por nós e para nós ou nada está certo. Sendo assim, para uma pessoa ser digna de receber o nosso amor, ela precisa preencher alguns requisitos. Nenhum deles, porém, está em I Coríntios 13.
Esse é o resultado de estarmos no centro, mas a perspectiva que a palavra nos apresenta só pode ser compreendida quando estamos fora dele. Desta forma, teríamos que ser excêntricos. Você sabe qual é o significado desta palavra? No sentido usual, ela é usada como adjetivo para uma pessoa ?incomum? ou um pouco esquisita, mas, na verdade, ela significa que algo ou alguém está descentralizado.
Neste momento, pare e pense por um instante. Qual é o amor que você tem dado à sua família? Como tem ensinado os seus filhos a amar? Jesus ensinava um modelo de amor que não visava recompensas, prêmios ou motivações. Ele amava incondicionalmente a todos e, por isso, foi chamado de excêntrico. Da mesma maneira, Paulo, um homem que havia sido tão agressivo, quando aprendeu o verdadeiro sentido do amor a ponto de escrever essas palavras aos Corintos, também foi considerando alguém que não estava no centro.
Para amar como Deus nos ama, não podemos ser o centro de tudo. Existe um propósito maior pelo qual nos movemos e precisamos colocar o Senhor como o ponto mais importante de nossas vidas. Todos querem ser amados de forma incondicional, mas, para isso, também é preciso saber amar!
Continue estudando conosco para aprender mais sobre família e casamento!
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.