?E Deus falou todas estas palavras: ?Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te tirou do
Egito, da terra da escravidão?.
Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo?
Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus?
Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo?
Honra teu pai e tua mãe?
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás ?coisa alguma que pertença ao teu próximo?.
????????
Nos dias atuais, muitas pessoas não compreendem o valor e a importância da lei de Deus em nossas vidas. O reflexo da forma legalista com a qual os fariseus interpretavam o que está escrito, ecoa até os dias os dias de hoje, fazendo com que o verdadeiro sentido da lei se perca.
Para entender seu verdadeiro propósito e profundidade, é importante saber que os Dez Mandamentos foram escritos em duas tábuas. Quatro deles se referem ao nosso relacionamento com Deus e seis, ao nosso relacionamento com outras pessoas.
Isso significa que nós devemos ser cuidadosos e obedecer a todos os mandamentos tanto na letra, literalmente, como eles dizem, como também no espírito. Somente quem realmente vive aquilo que está escrito, poderá compreender como é fundamental.
Para entender mais sobre isso, acompanhe este estudo adicional que te fará mergulhar no propósito da lei:
?Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à Lei, pois é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.?
??De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a Lei não dissesse: ?Não cobiçarás?.?
?Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei.?
?sabemos que ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo.
Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da Lei, porque pela prática da Lei ninguém será justificado.?
?Porque o fim da Lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.?
?Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.?
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
??????????????