Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Continuando a reflexão sobre as bem-aventuranças ensinadas por Jesus em seu discurso do Sermão do Monte, vamos aprender sobre a receita para descansar. Você se considera, verdadeiramente, uma pessoa pura de coração? Nem sempre conseguimos entender o que realmente isso significa dentro das palavras de Jesus. Ser puro de coração não se trata somente de ser limpo, mas de ser cateterizado, assim como o procedimento médico.
Essa limpeza ocorre através das palavras de Jesus e do seu amor incondicional, que nos alcança independente da nossa conduta. Isso acontece, porque Deus sonda os nossos corações. Ele é o único capaz de discernir o que realmente se passa dentro nós. Por mais que nós nos tornemos especialistas em comportamento e emoções, jamais conseguiremos entender o coração do homem como o Senhor.
Algumas práticas do nosso cotidiano se tornaram banais, mas contaminam o nosso coração. Fazer fofoca, alimentar inveja, reclamar demais, falar de assuntos inapropriados? Tudo isso atrapalha o trabalho de purificação que Jesus faz em nossas vidas. Manter-se puro, com intenções puras, é um desafio diário, sobre o qual não podemos abrir mão.
A palavra de Deus nos ensina que nós falamos sobre o que o nosso coração está cheio. Nesse momento precisamos nos perguntar: o que temos falado? Qual é o assunto que tem tomado os nossos lábios? Pois ele revela o que está escondido em nosso coração! Essa autoavaliação é muito importante no nosso processo de cateterismo, retirando tudo o que não agrada ao Senhor.
Por essa razão é que Davi escreve o salmo dizendo: ?Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.?. Para sermos mais e mais parecidos com Jesus, precisamos partilhar do seu coração puro e espírito estável, pois a mente dividida indica um coração impuro.
Não há como pensar nas coisas de Deus e nas coisas do mundo sem se contaminar. Servindo a dois senhores, iremos agradar um e desagradar o outro inevitavelmente. E os sinais de uma mente divida são: não confiar plenamente em Deus, ser instável e viver preocupado. Ser puro de coração é a única maneira de evitar tudo isso e encontrar a receita para descansar!
Busque ser limpo e renovado através das palavras de Jesus. Viva cada uma das bem-aventuranças, sabendo que você foi chamado para ser luz do mundo e sal da terra, solução e resposta para os perdidos e feridos, mas que essa mudança começa em você!
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Caderno de Exercícios???????????