"Então o Senhor disse a Caim: ?Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto?
Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo?.
Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: ?Vamos para o campo?. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.
Então o Senhor perguntou a Caim: ?Onde está seu irmão Abel??
?Não sei?, respondeu ele. ?Sou eu o responsável por meu irmão??
Disse o Senhor: ?O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando.?
?Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados, e a medida que usarem, também será usada para medi-los.
Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
Como você pode dizer ao seu irmão: ?Deixe-me tirar o cisco do seu olho?, quando há uma viga no seu?
Hipócrita! Tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.?
"Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas.
Ao servo do Senhor não convém brigar, mas sim ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.
Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,
para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade."
"Façam todo o possível para viver em paz com todos."
"Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem."
Relacionamentos são uma das maiores expressões da nossa espiritualidade. A maneira como tratamos os outros revela o quanto permitimos que Cristo transforme o nosso interior. Quando reagimos com raiva, julgamento ou impaciência, deixamos de lado os ensinamentos de Jesus e corremos o risco de abrir espaço para contendas que geram feridas profundas, tanto em nós quanto no próximo.
Muitas vezes, o problema não está no outro, mas em como escolhemos responder. Alimentar mágoas, repetir julgamentos e manter o orgulho ferido são caminhos que afastam o nosso coração da paz que o Senhor deseja que cultivemos. Ao invés de reagir com confronto, somos chamados a dominar nossas emoções e tratar os conflitos com maturidade espiritual.
É necessário reconhecer que nossa caminhada cristã inclui renúncias, principalmente quando o ego deseja vencer. Cristo nos ensina a não responder ao mal com mal, a evitar disputas inúteis e a buscar a reconciliação como um ato de obediência e fé. Quando deixamos de lado a necessidade de ter razão para viver em paz, estamos, na verdade, espelhando a própria natureza de Deus.
Tudo o que fazemos deve ser um reflexo da nossa busca por santidade e crescimento. Isso inclui nossas palavras, reações, e intenções no trato com o outro. Não há ministério eficaz ou vida frutífera sem relacionamentos saudáveis. O ambiente em que vivemos pode ser desafiador, mas nossa postura deve ser de luz e equilíbrio, sem alimentar o caos ao nosso redor.
Se quisermos realmente cumprir o chamado de Deus, precisamos começar cuidando dos nossos relacionamentos. É no convívio com as pessoas que revelamos se a fé que professamos é viva ou apenas discurso. Que possamos escolher diariamente a compaixão, o domínio próprio e o amor, sendo pacificadores em um mundo cheio de ruídos e divisões.
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
??????
???????????????