Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
Em seus últimos momentos, ciente do que viria a seguir, Jesus reuniu seus discípulos com os quais havia caminhado nos últimos três anos, para passar sua última noite. É nesse momento que acontece o seu discurso mais longo. Jesus sabia que seu tempo na terra havia se encerrado e quis passar aquele tempo demonstrando amor àqueles homens.
Tudo que Jesus fazia e falava, demonstrava o seu amor. Os seus discípulos já o conheciam, bem como qualquer pessoa que tivesse tocado ou cruzado o olhar com Jesus durante aquele período. João, inclusive, referia-se a si mesmo como ?o discípulo a quem Jesus amava?.
Estudando sobre os valores de Cristo, entendemos como o amor era fundamental para Jesus. Ele valorizava as pessoas, qualquer pessoa, amava a todos sem esperar recompensa ou honra. Desta forma, durante a última Ceia, Jesus surpreendeu a todos fazendo o que um escravo deveria fazer: lavar os pés dos discípulos.
A palavra relata que, durante o caminho para a Ceia, os discípulos discutiam entre si sobre quem seria o maior no Reino (João 13:1-17), então de repente Jesus se encontrava com uma toalha e uma bacia com água, para lavar e enxugar os pés daqueles homens. Tamanha humildade que ninguém poderia acreditar.
O amor de Jesus ensinou àqueles homens lições valiosas sobre os valores e cultura do Reino, sobre humildade, sobre o convívio em sociedade, comissionamento e, principalmente, sobre como amar uns aos outros era inegociável. Amando-os, Cristo foi retribuído à maneira de amar de cada um, estabelecendo uma aliança. (João 13:35)
Amar uns aos outros havia alcançado um novo padrão: o padrão de Cristo. Os discípulos deveriam amar-se da forma que Jesus os amou, e lavar os pés uns dos outros como Ele o fez. Desta forma foi gerada uma comunidade nova: a igreja. E, inclusive, tornou-se uma característica de identificação dessa comunidade. Seremos reconhecidos como discípulos através da demonstração de amor.
Confesse os valores de Jesus, seja reconhecido pelo amor. Comece pela sua casa, ame sua família, seus amigos, a sua igreja. Ame quem passa por você. Confessar o que Jesus confessou te torna cada vez mais semelhante a Ele.
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Material de Apoio?????????