"Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?
E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros
e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ?Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida?.
Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se".
Neste estudo sobre os valores de Cristo, percebemos como Jesus se importava com as pessoas e valorizava os perdidos desse mundo. No início de seu ministério, Jesus afirmou a sua missão de cuidar dos cegos espirituais, dos feridos, e de buscar e salvar os que estavam perdidos.
Os religiosos se sentiam ofendidos com as atitudes e declarações de Jesus, afinal, parecia que Ele valorizava mais os pecadores do que os doutores da lei, passando mais tempo com eles. Mas Jesus deixou claro que quem, de fato, precisava de médico eram os doentes, não os sãos. Eram aqueles que entendiam a própria condição de pecadores e buscavam o arrependimento.
No evangelho de Lucas, capítulo 15, Jesus conta a parábola das coisas perdidas. Ele se localizava entre dois círculos de pessoas: publicados e pecadores, e líderes religiosos. Ele dirigiu todo o contexto das histórias aos religiosos que estavam no circulo externo criticando e desdenhando de tudo o que era dito. O intuito de Jesus era fazê-los entender e se juntar ao propósito de buscar e salvar os perdidos.
Foi então que Jesus lhes contou a parábola da ovelha perdida. Usando essa alegoria, Ele queria ensinar que se fosse necessário deixar noventa e nove ovelhas, em busca de uma única que havia se perdido, Ele o faria. Jesus é um bom pastor. E o céu se alegra por uma única pessoa que se arrepende.
Cristo enxergava como ovelhas perdidas todos aqueles a quem a sociedade via como ladrões, prostitutas e criminosos. Ele tinha compaixão pelas multidões, pois elas eram como ovelhas sem pastor e necessitavam de atenção. Mal sabiam tomar decisões e discernir o que era bom ou mau para si, voltando-se para as próprias vontades e caminho.
Confesse o valor que Jesus dedicava aos perdidos, una-se a Ele neste propósito maravilhoso. E se você se considerava perdido, saiba que Jesus ama você e valoriza a sua vida. O céu ficará em festa com o seu arrependimento! Cristo veio para buscar e salvar você.
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
????????