Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama".
Então Jesus disse a ela: "Seus pecados estão perdoados".
Os outros convidados começaram a perguntar: "Quem é este que até perdoa pecados? "
Jesus disse à mulher: "Sua fé a salvou; vá em paz".
Prosseguindo em conhecer os valores de Cristo, vamos perceber em Lucas 4:36-50, que o perdão também era um valor inegociável que Ele carregava. Certa vez, jantando na casa de Simão, um fariseu, houve uma oportunidade de ensinar uma lição sobre esse tema na prática.
Uma mulher conhecida como pecadora na cidade, vai até Jesus e faz o que ainda ninguém havia feito por Ele. Ninguém havia lhe dado um beijo de boas vindas, como de costume, ou lhe oferecido oléo para se ungir, nem mesmo água para lavar os pés da longa caminhada. Ninguém havia honrado a Jesus.
De repente, naquele instante, o que valia mais aos espectadores não era a atitude honrosa da mulher para com o Senhor, mas quem ela era. Não importava se ela houvesse lavado os pés do Mestre com suas próprias lágrimas, nem mesmo se ela as tivesse enxugado com os fios de seus cabelos. Ninguém se importou com a unção com um óleo caro e perfumado que ela ofertou a Jesus, afinal, ela era apenas uma pecadora.
Os pensamentos de Simão era audíveis a Jesus, que estava pronto para responder cada uma de suas acusações, e o fez através de uma parábola. O intuito era refletir sobre débito e perdão. Se dois homens tem dívidas, uma maior e outra menor, e ambos são perdoados, quem amará mais o seu perdoador? (Lucas 7:41-42)
A resposta, tão óbvia, veio acompanhada de outro discurso de Jesus, agora interpretando a parábola. Simão não reconhecia o seu débito em pecados, por achar que eram insignificantes diante de uma mulher que era reconhecida por seus erros, mas Cristo conclui que ela foi perdoada, porque muito amou.
Não é que o nosso amor pode comprar o perdão, até porque já vimos que a própria salvação não pode ser merecida através de obras, mas foi a fé que salvou aquela mulher e a permitiu que fosse em paz. Jesus aprovou o seu comportamento, aceitou a sua entrega e reconheceu o seu arrependimento, porque ela valorizou o perdão que havia n?Ele.
Se você reconhece o valor que Jesus deu ao perdão, é porque você se identifica com a posição de pecador, mas se isso gera culpa e vergonha em você, entenda que Jesus se entregou para te libertar desse débito. Arrependa-se, valorize o perdão de Jesus através da fé e pratique compaixão aos que ainda não conhecem esse poder perdoador que habita no nosso Senhor!
??????Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
?????????