Encontro Com a Palavra

Como estão divididos os livros da Bíblia?

Pr. Dick Woodward      quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos
Fatos sobre a volta de Jesus!

 

Você sabe como os livros da Bíblia estão organizados?

 

Durante nossas próximas aulas estudaremos o que chamamos de epístolas pastorais de Paulo, ou seja, as cartas que ele escreveu especificamente para os seus pastores. No entanto, você sabia que essas cartas recebiam esse nome específico? É muito comum encontrarmos pessoas que não sabem os grupos onde cada um dos 66 livros da Bíblia estão organizados. 

 

A principal divisão da Bíblia é a entre o Antigo e Novo Testamento. Duas partes do texto bíblico que foram escritas em épocas e línguas diferentes. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico e o Novo em grego. Mas além dessa divisão principal existem outras subdivisões para os livros bíblicos. 

 

Os livros do Antigo Testamento estão divididos em quatro partes: 

 

1- Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) 

Esses cinco livros contém os relatos de como surgiu a humanidade e o povo hebreu. Sua autoria é atribuída a Moisés e neles estão as leis dadas por Deus. 

 

2- Livros Históricos ( livros de Josué até Ester)

Esse grupo reúne os 12 livros que vão de Josué até Ester. São livros que relatam cerca de 1000 anos da história de Israel, desde a conquista da terra até o exílio na Babilônia em ordem cronológica. 

 

3- Livros de Sabedoria ou Livros poéticos( Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares)

São os livros escritos em formatos de cânticos ou de literatura poética. Não são organizados por ordem cronológica e sim de relevância.

 

4- Livros Proféticos

Os livros proféticos abrangem 17 livros e também podem ser subdivididos entre os profetas maiores e menores. Essa divisão não classifica que um profeta era maior que o outro e sim a extensão da sua obra literária. 

 

São os profetas maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel. E os profetas menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

 

Após os livros proféticos acaba o Antigo Testamento e se inicia o Novo. É importante ressaltar que entre um e outro se passam cerca de 400 anos, período chamado de “anos de silêncio” ou “Período Intertestamentário”. Esses anos são o tempo em que nada foi profetizado até que se começasse o período histórico do novo testamento. 

 

O Novo Testamento é subdividido em quatro partes: 

 

1- Evangelhos ( Mateus, Marcos, Lucas e João)

Os quatro evangelhos são os livros que relatam a vida e o ministério de Jesus Cristo. 

 

2- A história da Igreja Primitiva

Composta apenas pelo livro de Atos, essa parte mostra como a Igreja foi se estabelecendo após o retorno de Cristo aos céus e o derramamento do Espírito Santo. 

 

3- Epístolas ou Cartas Apostólicas

Abrange as 21 cartas escritas por diferentes apóstolos dirigidas para as igrejas locais ou pessoas específicas. São elas: Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito, Filemon,Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. 

 

Treze das 21 cartas foram escritas pelo Apóstolo Paulo, as epístolas pastorais que estamos estudando nas nossas aulas são aquelas cartas que ele escreveu para pessoas específicas, seus pastores. 

 

4- Apocalipse

Como o próprio nome mostra, essa parte abrange apenas o livro de Apocalipse escrito pelo Apóstolo João. O livro fala principalmente sobre o que vai acontecer no final dos tempos.

 

Confira nossa última aula completa sobre a carta de 1 Timóteo! Acesse aqui

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

É Melhor Você Acreditar!

segunda-feira, 12 de abril de 2021

3 Grandes milagres de Jesus

sexta-feira, 9 de abril de 2021

A Obra Misteriosa

segunda-feira, 5 de abril de 2021

O verdadeiro significado da páscoa!

quinta-feira, 1 de abril de 2021