Encontro Com a Palavra

Diante do Rei e de Governadores

Pr. Dick Woodward      domingo, 3 de setembro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Terminamos o ultimo estudo falando da ocasião em que o apóstolo Paulo foi levado diante do governador Felix, que convocou os judeus a formalizarem a acusação que tinham contra ele.

Então Paulo pregou diante do governador e do tribunal e novamente deu o seu testemunho, contou sua experiência com Deus.

O governador Felix, junto com sua mulher Drusila, que era judia, ficaram fascinados com o discurso de Paulo e pediram uma audiência em particular com ele.

Paulo ficou muito entusiasmado com a oportunidade, mas o resultado não foi animador.

“Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: "Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo”. (Atos 24:25)

O governador foi tocado pelo Espírito Santo com a pregação de Paulo, tanto com a que foi feita em público como a que ele fez em particular.

Ele chamava Paulo com certa freqüência para conversar, mas algumas vezes porque queria receber dinheiro pela sua libertação. (v. 26)

Depois de dois anos Felix morreu e outro governador chamado Festo tomou seu lugar.

Quando o governador Festo descobriu que tinha em suas mãos aquele famoso prisioneiro político-religioso, marcou outro julgamento.

Paulo sabia que não conseguiria um julgamento justo num tribunal fortemente influenciado por judeus de Jerusalém.

Por isso no tribunal, Paulo apelou para César, o que era um direito de todo cidadão romano. (Atos 25:11)

A isso o governador respondeu: “Você apelou para César, para César irá!” (25:12)

Diante do Rei Agripa

Enquanto Paulo esperava transporte para Roma, o governador Festo recebeu uma visita ilustre. O rei Agripa acompanhado da rainha Berenice.

Depois de ouvirem falar sobre Paulo, eles disseram ao rei Festo que também gostariam de ouvi-lo. (v. 22)

Lembre-se que quando Deus revelou a Ananias os planos que tinha para Paulo, Ele disse: “...Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel” (Atos 9:15)

Essa profecia se cumpriu quando Paulo encontrou o Rei Agripa.

Diante de Agripa e de Berenice, Paulo fez outro impressionante discurso. Mais uma vez ele contou como se converteu na estrada de Damasco.

Quando ele estava concluindo o sermão, o governador explodiu: “Estás louco, Paulo! As muitas letras o estão levando a loucura!” (Atos 26:24)

No original grego “estás louco” quer dizer “você é excêntrico”, ou seja, “você está fora do centro”.

Realmente, Paulo era excêntrico. Ele tinha outro centro na sua vida que não era ele mesmo, era o Cristo ressurreto que ele tinha conhecido na estrada de Damasco.

Assim como Felix, o governador Festo também foi impactado com as palavras de Paulo.

Nesse momento Paulo se volta para o rei Agripa, que era judeu, e pergunta: “Rei Agripa, crês nos profetas? Eu sei que sim”. O rei Agripa disse a Paulo: “Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão?” (v. 27 e 28)

Estudiosos da Bíblia não são unânimes a respeito do entendimento desses versículos, alguns dizem que Agripa não estava sendo sincero sobre se tornar cristão, mas estava sendo sarcástico.

Eu discordo! Estou convencido de que o rei Agripa foi sincero, porque a resposta de Paulo a ele foi sincera: “Em pouco ou em muito, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, menos estas algemas”. (v. 29)

Outra razão pela qual eu acredito que Agripa tenha sido sincero, é o que lemos a seguir: “Saindo do salão, comentavam entre si: "Este homem não fez nada que mereça morte ou prisão".

Agripa disse a Festo: "Ele poderia ser posto em liberdade, se não tivesse apelado para César".(v. 31-32)

A Jornada de Paulo Até Roma

A viagem de navio que Paulo fez até Roma é uma das histórias mais marcantes dessa narrativa de Lucas. (Atos 27)

Paulo demonstrou suas qualidades de líder e deu um testemunho tremendo para todos que com ele sobreviveram àquela viagem.

Ele recebeu uma visão do Senhor, que devido às condições ameaçadoras do tempo, o navio não deveria partir, mas os oficiais romanos não deram ouvidos ao conselho daquele prisioneiro.

Depois que a tempestade anunciada chegou e o navio ficou catorze dias sendo batido de um lado para outro por fortes ventos e toda a tripulação com enjôos e sem comer, Paulo discursou para aqueles companheiros de tempestade. (Atos 27:20-26)

Ele assegurou-lhes que Deus lhe havia aparecido e garantido que apesar da destruição do navio, todos que estivessem a bordo seriam salvos.

Essa palavra profética que Paulo recebeu do Senhor foi plenamente cumprida e os sobreviventes chegaram na ilha de Malta.

Para se aquecer, eles fizeram uma fogueira; uma víbora venenosa fugiu do fogo e prendeu-se na mão de Paulo.

Os habitantes da ilha acharam que Paulo deveria ser um terrível criminoso e que Deus estava fazendo justiça com ele.

Mas, quando eles viram Paulo sacudir a víbora no fogo e não morrer, começaram a achar que ele se tratava de um deus.

Por fim, quando a jornada chega a Roma feita em outro navio Lucas pinta um lindo quadro da comunidade cristã da igreja do Cristo vivo e ressurreto em Roma.

É emocionante ler como se comportaram os cristãos daquela cidade, quando souberam da chegada de Paulo e como ele se sentiu confortado por aquelas pessoas, ao entrar como prisioneiro em Roma.

As últimas cenas que Lucas descreve desse amado apóstolo mostram-no pregando o Reino de Deus para todos que o visitavam. (Atos 28:30 e 31)

Os teólogos acreditam que Paulo foi julgado diante de César, libertado e sustentado pela igreja de Roma para levar seu ministério missionário para a Espanha.

Você já se sente mais familiarizado com esse grande apóstolo? Ele é o autor dos próximos treze livros que estudaremos.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

Apocalipse Agora

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Enfoque Sua Fé

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Deus em Primeiro Lugar

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Limpe Tudo Antes e Depois!

quarta-feira, 13 de novembro de 2019