Encontro Com a Palavra

Direcionamentos de Deus Para a Sua Igreja

Pr. Dick Woodward      segunda-feira, 1 de março de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgaste por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

1 Timóteo 2:5-6

 

Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.

1 Timóteo 3:1

A carta de primeiro a Timóteo é a primeira epístola pastoral em que Paulo detalha o propósito e as prioridades da Igreja. Paulo explica quais princípios não devem ser afetados pela cultura local ou geracional. Ele apresenta a verdade universal do evangelho declarando que existe apenas um Deus e não vários e apenas um mediador entre Deus e a humanidade: Jesus Cristo. 

 

Alguns pontos de sua carta como os versículos de 9 a 12 do primeiro capítulo afetam a popularidade de Paulo com as mulheres. Mas é importante ressaltar que neles Paulo não estava proibindo a mulher de ministrar. Ele estava repetindo algo que disse várias vezes: Existe uma ordem divina na qual Cristo dirige a igreja, um homem deve dirigir sua mulher e família e os homens devem dirigir a igreja local. A Bíblia garante a igualdade total entre homens e mulheres, no entanto lhes atribui diferentes papéis.A Palavra de Deus claramente dá aos homens a responsabilidade de ser o líder do lar e na igreja. Assim, a mulher pode ter um ministério na igreja local, desde que esteja sob a autoridade da liderança masculina da igreja. 

 

Paulo também coloca uma lista de qualificações e responsabilidades para os líderes da igreja (bispos e presbíteros) e diáconos. Os líderes têm as responsabilidades espirituais e os diáconos devem cuidar das áreas práticas da igreja. Os diáconos receberam padrões rígidos para os diáconos e até para suas esposas. Alguns desses padrões incluem ser fiel, capaz de ensinar, não ser dado à bebida, não ser violento, mas gentil, não ser briguento, não ser amante do dinheiro, ser capaz de governar bem sua família e ter uma boa reputação na comunidade. 

 

No capítulo 4 Paulo fala sobre a apostasia quando o povo deixa de seguir a fé para seguir espíritos enganadores. Ele ressalta que nem tudo que é espiritual é do Espírito Santo. Algumas pessoas buscando uma experiência espiritual acabam se abrindo para espíritos perigosos. Paulo lembra Timóteo de como devem ser os estudos na igreja: baseados nas escrituras. E praticar a piedade é mais importante do que a prática de atividades físicas.

 

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.


Baixe o Material de Apoio Utilizando os Botões Abaixo

Apostila N°.14

Guia do Professor

Caderno de Exercícios


A apostila Nº 14 cobre aos Livros de Gálatas à II Timóteo. Se você já baixou no ultimo programa faça o download apenas do caderno de exercícios e o guia do professor. 

 

E para ouvir e compartilhar esta lição no spotify Clique Aqui!

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

É Melhor Você Acreditar!

segunda-feira, 12 de abril de 2021

3 Grandes milagres de Jesus

sexta-feira, 9 de abril de 2021

A Obra Misteriosa

segunda-feira, 5 de abril de 2021

O verdadeiro significado da páscoa!

quinta-feira, 1 de abril de 2021