Estudo da 1ª Carta aos Tessalonicenses [Parte II]
Pr. Dick Woodward segunda-feira, 23 de outubro de 2017
Compartilhe esta página com seus amigos
Paulo iniciou a primeira carta aos Tessalonicenses falando sobre as implicações práticas de se crer na volta de Cristo “Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações.
Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” (1:2-3)
Paulo tinha uma razão para falar com aquela igreja sobre o “trabalho que resulta da fé” e o “esforço motivado pelo amor”.
Os tessalonicenses entenderam mal o ensino sobre a Segunda Vinda de Jesus e parece que alguns tinham parado de trabalhar.
Eles achavam que a Segunda Vinda era tão iminente que poderiam sentar e esperar o Senhor chegar.
Paulo estava indicando que se temos fé na Segunda Vinda de Cristo, essa fé deve ser operante e ativa e o amor deve ser prático.
No capítulo 1 da primeira carta aos Tessalonicenses Paulo apresenta o modelo de um verdadeiro missionário.
Observe a coragem, sinceridade, fidelidade e franqueza com Deus e com Sua Palavra.
Paulo afirma que o propósito da sua vida era a prosperidade espiritual daqueles irmãos. (I Tessalonicenses 1: 1-12)
No capítulo três, ficamos sabendo os motivos que levaram Paulo a escrever esta carta: “Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço.
Agora, porém, Timóteo acaba de chegar da parte de vocês, dando-nos boas notícias a respeito da fé e do amor que vocês têm.
Ele nos falou que vocês sempre guardam boas recordações de nós, desejando ver-nos, assim como nós queremos vê-los.
Por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação temos bom ânimo a seu respeito, por sabermos da sua fé; pois agora vivemos, visto que vocês estão firmes no Senhor.” (v.5-8)
Esta palavra nos revela o maravilhoso coração de Paulo, o missionário, pastor, professor e autor de metade do Novo Testamento.
Você acredita no arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo?
O apóstolo Paulo falou sobre este assunto porque queria nos consolar.
Por isso deixe que este ensino lhe sirva de consolo; é uma esperança abençoada de todos que cremos e a única esperança do mundo.
Além dessa passagem que trata sobre o arrebatamento, no capítulo 4 Paulo também apresenta algumas aplicações práticas do seu ensino.
Ele fala para os tessalonicenses, que eram tão fascinados com a Segunda Vinda, que eles deveriam ser boas testemunhas, vivendo uma vida tranqüila e de trabalho.
“Esforcem-se para ter uma vida tranqüila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém.” (v.11-12)
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Comentários
Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra
Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!
Últimos Artigos
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021