Encontro Com a Palavra

Histórias Sobre o Apóstolo Paulo

Pr. Dick Woodward      quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Paulo e Barnabé, convictos do seu chamado foram enviados para a igreja de Antioquia onde ambos desenvolveram um ministério frutífero. (Atos 13:1-3)

Quando estavam prestes a embarcar para a segunda viagem missionária, os dois tiveram grande desentendimento o que causou a interrupção desse ministério conjunto.

Barnabé queria levar seu sobrinho Marcos com eles nessa segunda viagem missionária.

Marcos tinha participado da primeira viagem, mas desistiu na metade dela, por causa da perseguição, e por esse motivo Paulo não o queria levar novamente.

Foi tal a discordância entre Paulo e Barnabé que eles acabaram se separando. Paulo foi para uma direção levando Silas e Barnabé foi para outra com Marcos.

Parece que em toda a história da igreja sempre os problemas dos missionários são outros missionários.

O diabo sabe que não venceremos o mundo se não estivermos em comunhão. Foi por isso que Jesus enfatizou tanto o relacionamento entre os irmãos. (Mateus 5:23,24 e 18:15-17)

Não podemos ignorar as últimas palavras que o apóstolo Paulo escreveu de uma terrível masmorra em Roma.

Essas palavras foram dirigidas a Timóteo: “Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério”. (2 Timóteo 4:11)

O que aconteceu para que aquele jovem se tornasse tão útil ao ministério do apóstolo Paulo? Estudiosos acreditam que Barnabé continuou a trabalhar na vida de Marcos.

Esse Marcos foi o homem que escreveu o segundo Evangelho. E temos de agradecer isso a Barnabé, um homem encorajador, um “Filho da Consolação”.

Sempre houve, há, e sempre haverá pessoas na igreja que precisam de alguém que as encoraje e que lhes ministrem individualmente.

Você está disposto a ser uma dessas pessoas?

Se você é um crente novo, precisa de um Barnabé na sua vida. Se você já é um crente maduro, precisa encorajar e ajudar algum Marcos que está precisando de você.

O Padrão do Pentecostes no Plantio da Igreja

De acordo com Lucas, a disseminação do Evangelho passou por circunstâncias muito importantes. Uma delas está relatada no capítulo 16.

Durante a segunda viagem missionária, é despertado em Paulo o desejo de ir para a Ásia a fim de pregar o Evangelho.

Mas, conforme lemos, ele e seus companheiros de viagem foram proibidos pelo Espírito Santo.

Durante a noite, numa visão, Paulo viu um homem da Macedônia que dizia: “Passe à Macedônia e ajuda-nos”. (16:9)

Depois que o apóstolo Paulo teve essa visão, concluímos pelo relato de Lucas, que ele se juntou ao grupo missionário.

“Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho”. (V.10)

Apesar do apóstolo Paulo e seus companheiros terem ido para a Ásia logo em seguida, era importante para o Espírito Santo que eles fossem antes para a Macedônia.

Foi movido por essa circunstância que Paulo ministrou pela primeira vez aos gálatas.

A primeira cidade que eles visitaram ao entrar na Macedônia foi Filipos.

Como foi um homem que apareceu em visão para Paulo pedindo “passe à Macedônia e ajuda-nos”, poderíamos supor que ele encontraria centenas de homens esperando ansiosos para ouvir o Evangelho.

Ao contrário disso, o que ele encontrou foi um grupo de mulheres junto a um rio fazendo uma reunião de oração.

Paulo começou com o que o Senhor lhe dera, um grupo de mulheres judias para quem ele pregou o Evangelho.

Uma dessas mulheres chamava-se Lídia, uma “vendedora de púrpuras” (V.14). Isso quer dizer que ela era uma costureira que fazia roupas para famílias reais.

A Bíblia conta que quando o apóstolo Paulo pregou a Palavra de Deus, “o Senhor lhe abriu o coração para atender à mensagem”.

Depois ela abriu sua casa para Paulo e sua equipe missionária. A casa de Lídia abrigou a primeira igreja na Europa.

A Europa teve e ainda tem templos magníficos, mas no céu essa simples costureira judia poderá alegar que sua casa foi a primeira igreja da Europa.

Nessa cidade, em Filipos, Paulo e Silas foram presos, açoitados cruelmente e jogados na prisão. (V.22-24)

Apesar do castigo que lhe foi imposto, à meia-noite esses dois homens cantavam e louvavam o Senhor e os outros prisioneiros os ouviam.

De repente, houve um terremoto! Os alicerces da prisão foram abalados, as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram.

Quando o carcereiro acordou no meio da noite e viu as portas da prisão abertas, tirou sua espada e ia se matar, mas Paulo gritou: “Não faça isso! Estamos todos aqui!”.

O carcereiro então perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?”. E Paulo respondeu: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. (16:25-31)

As palavras seguintes desse relato bíblico são: “E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa”.

Naquela hora da noite o carcereiro cuidou deles e lavou-lhes os ferimentos; em seguida ele e toda sua família foram batizados.

O carcereiro os levou para casa e lhes serviu uma refeição com toda a família e manifestava grande alegria por terem crido em Deus, (V.32-34)

Acredito que esse tenha sido o homem da visão do apóstolo Paulo que pediu que ele fosse até a Macedônia.

Depois da conversão do carcereiro, os magistrados mandaram uma mensagem dizendo que Paulo deveria ser solto e deixar a cidade.

Mas Paulo se recusou a partir daquela maneira. Ele era cidadão romano e tinha sido açoitado sem julgamento, por isso exigiu que os magistrados o acompanhassem pessoalmente até fora da cidade.

Ele deixou Filipos da forma como ele quis, e no momento que quis.

Além de ver Jesus Cristo virar a cidade de Filipos de cabeça para baixo, também foi lá que nasceu a primeira igreja plantada por Paulo.

Essa igreja foi a base de apoio que possibilitou a Paulo visitar outras, como a de Corinto, Éfeso e Tessalônica.

Quando você ler a história de Paulo na cidade de Filipos, nunca se esqueça dessas palavras: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

Apocalipse Agora

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Enfoque Sua Fé

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Deus em Primeiro Lugar

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Limpe Tudo Antes e Depois!

quarta-feira, 13 de novembro de 2019