Encontro Com a Palavra

Homem Rico, Homem Pobre, Mendigo e Ladrão

Pr. Dick Woodward      segunda-feira, 6 de abril de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.

Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?

E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?

"Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".

Lucas 16:10-13

 

Jesus contou duas parábolas sobre homens ricos em Lucas 16, que muitas vezes são mal interpretadas. Essas duas parábolas deveriam ser vistas no contexto em que Jesus ensinou as parábolas das coisas perdidas, no capítulo 15.

Jesus contou essas duas parábolas para os Seus discípulos, mas obviamente Ele pretendia que essas duas estórias chegassem até os fariseus também.

A primeira parábola, conhecida como “A Parábola do Administrador Astuto”, parece uma ilustração negativa, mas na verdade é uma afirmação positiva sobre participar com Cristo em Sua missão, o manifesto Nazareno.

A segunda estória, do “Rico e Lázaro”, é uma afirmação negativa sobre um homem que era absolutamente o oposto do parceiro que Jesus estava recrutando.

Há duas aplicações dessas duas parábolas. Primeiro, podemos aprender que enquanto estamos nesta vida, somos apenas mordomos ou administradores de tudo que Deus nos dá e que devemos usar tudo o que Ele nos dá com sabedoria para a eternidade.

Segundo, essas parábolas nos ensinam a ver as pessoas que passam pela nossa vida como pessoas cegas, cativas e feridas para as quais Jesus veio.

Devemos ver as pessoas deste mundo como ovelhas, moedas e filhos perdidos e o grande número daquelas como Lázaro, que estão deitadas nos portões da Igreja.

Se percebermos que o Cristo que vive em nós gostaria de alcançar essas pessoas através de nós, poderemos nos tornar parte da Sua solução e atender às necessidades delas dessa vida e da eternidade

 

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.


Baixe o Material de Apoio Utilizando os Botões Abaixo

Apostila N°.11

Guia do Professor

Caderno de Exercícios

A apostila Nº 11 Cobre os Evangelhos de Lucas e João. Se você já baixou no último programa faça o download apenas do caderno de exercícios e o guia do professor. 

 

E para ouvir e compartilhar esta lição no spotify Clique Aqui!


Encontro Com a Palavra

Um Estudo Devocional completo de toda a Bíblia englobando 14 cursos divididos em mais de 200 lições que vão enriquecer seu conhecimento da Palavra de Deus e consequentemente vão aprofundar a sua intimidade com o Pai.

 

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

A Graça de Dar

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Transcendência do Ministro

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Transparência do Ministro

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

A Tarefa do Ministro

segunda-feira, 2 de novembro de 2020