Encontro Com a Palavra

Introdução Ao Livro de Êxodo

Pr. Dick Woodward      quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Um dos nossos objetivos quando estudamos a Bíblia, e principalmente o Velho Testamento, é acompanhar o desenvolvimento de um povo peculiar se transformando numa nação. Descobrimos no Livro de Gênesis que esse povo surgiu a partir de Abraão. Foi de Jacó que surgiu o nome Israel, e seu filho José salvou o povo da fome.

Quando o Livro de Gênesis termina, essa nação era constituída de apenas doze famílias, que naquele momento, tinham ido para o Egito para escapar da fome. Quando o Livro de Êxodo se inicia, esse grupo de famílias que ainda não era uma nação, de doze tribos, tinha se multiplicado em uma multidão.

Para se tornar uma nação, era necessário um líder. O Livro de Êxodo vai falar sobre Moisés, um dos maiores líderes de toda a história do povo de Deus.

Um dos maiores problemas que Moisés enfrentou na liderança daquele povo escravo é que não havia lei. Não havia regras e ele não tinha uma estrutura pela qual pudesse governar aquele povo. Nesse livro veremos que as primeiras leis que Deus deu aos homens são centenas de preceitos sintetizados nos Dez Mandamentos.

Moisés teve outro problema: ele estava com o povo certo no lugar errado. O povo estava no Egito, como escravo, e Deus queria libertá-lo. A palavra Êxodo significa “saída”. Grande parte desse livro envolve a história dos israelitas encontrando a “saída” da escravidão.

Além de ser um livro histórico, o livro de Êxodo, também é uma alegoria.

Naturalmente falando, Os israelitas eram escravos de Faraó. Figuradamente, sem Cristo, somos escravos do pecado. O Livro de Êxodo trata da libertação dos israelitas dessa escravidão física; a Bíblia toda trata da libertação da humanidade da escravidão espiritual do pecado. Você já experimentou a libertação do pecado providenciada por Deus?

No próximo capítulo continuaremos o estudo do Livro de Êxodo. Comece sua leitura agora e faça a você mesmo essas três perguntas:

  • Sobre o que esse livro está falando?
  • Qual é o seu significado?
  • Como posso aplicar esse ensino na minha vida?
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do pastor Edson Bruno. Ouça e descubra verdades que lhes ajudarão no dia a dia.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

Padrões da Vida em Cristo

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

A Comunhão da Igreja no Evangelho

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Como ter um casamento saudável segundo a Bíblia?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Trapos e Roupas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020