Encontro Com a Palavra

Livros de Esdras e Neemias

Pr. Dick Woodward      terça-feira, 21 de março de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Os Evangelhos Sinópticos do Velho Testamento

Neste capitulo faremos um estudo superficial dos Livros de Esdras e Neemias, que junto com o livro de Ester, são conhecidos como os livros históricos do pós-cativeiro.

O cativeiro babilônico é uma linha divisória na história dos hebreus. Os profetas, inclusive, são classificados como profetas pré-cativeiro e pó-scativeiro.

Os Livros de Esdras, Neemias e Ester registram o período da história do pós-cativeiro. Durante esse período profetas escreveram, pregaram, viveram e morreram.

O Retorno do Cativeiro Babilônico

Uma das coisas que você deve ter em mente quando lê os Livros de Esdras, Neemias e Ester, é que o retorno do cativeiro babilônico aconteceu em três etapas.

O primeiro retorno aconteceu logo depois que o Imperador Ciro, o Grande, emitiu um decreto permitindo aos judeus voltarem para sua terra. O governador Zorobabel e o sumo sacerdote Jesua lideraram esse retorno que ocorreu por volta de 537 a.C.

O primeiro retorno visava especificamente a reconstrução do templo. Quando aqueles que tinham retornado começaram o trabalho de reconstrução, eles foram distraídos por opositores e perseguidores, o que fez com que o trabalho de reconstrução fosse interrompido, até que, incentivado pelos profetas Ageu e Zacarias o povo terminou o que tinha começado.

A obra de restauração do Templo foi concluída em 516 a.C, trinta e um anos depois, em grande parte por causa do ministério desses profetas.

Em 458 a.C Esdras lidera o segundo retorno. Esse extraordinário sacerdote-escriba foi um excelente professor das Escrituras e, por ocasião da reconstrução do Templo ele implementou um ministério muito importante.

Isso aconteceu setenta e nove anos após o primeiro retorno e cinqüenta e oito anos depois que a reconstrução havia sido concluída.

Treze anos depois do retorno de Esdras, Neemias liderou o terceiro retorno. O propósito deste, era a reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém.

O profeta Malaquias estava envolvido com Neemias nesse trabalho da reconstrução dos muros.

Livros de Esdras e Neemias, Mesmo Conteúdo.

Os Livros de Esdras e Neemias foram denominados “Os Evangelhos Sinópticos do Velho Testamento” porque os dois possuem conteúdos muito semelhantes. Estas são algumas dessas semelhanças:

  • Os dois livros possuem o mesmo estilo de linguagem hebraica e poderiam ter sido escritos pelo mesmo autor, possivelmente Esdras;
  • O tema central dos dois livros refere-se ao mesmo episódio histórico: o retorno do cativeiro babilônico.
  • Os dois livros abordam a mesma obra: a reconstrução do Templo em Jerusalém;
  • Os dois livros enfatizam os padrões e princípios que devem ser seguidos na execução da obra de Deus;
  • Neemias e Esdras foram dois líderes muito diferentes, mas apesar da diferença, os dois são excelentes exemplos de liderança.

Esdras era sacerdote e escriba, e ensinava a Palavra de Deus; sua atividade era primariamente pastoral; Neemias, um leigo, era mais pragmático, um construtor muito prático;

  • Os dois levaram o povo a receber uma unção de reavivamento da parte de Deus;
  • Os dois livros possuem características semelhantes. Os primeiros capítulos registram a obra a ser feita, e depois da obra concluída, esses capítulos registram como o povo se desviou de Deus.

Os capítulos de número 9 nos dois livros mostram as orações de confissão, tristeza e arrependimento dos dois líderes por causa do comportamento do povo;

  • Os dois livros mencionam imperadores pagãos que deram permissão e ajuda para que a obra de Deus fosse realizada através do Seu povo;
  • Finalmente os dois livros terminam com um texto otimista e encorajador.
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

Como estão divididos os livros da Bíblia?

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Os Modelos de Ordem Para a Igreja

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

A Cronologia do Retorno de Cristo!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Fatos sobre a volta de Jesus!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021