Livros de Esdras e Neemias
Pr. Dick Woodward terça-feira, 21 de março de 2017
Compartilhe esta página com seus amigos
Os Evangelhos Sinópticos do Velho Testamento
Neste capitulo faremos um estudo superficial dos Livros de Esdras e Neemias, que junto com o livro de Ester, são conhecidos como os livros históricos do pós-cativeiro.
O cativeiro babilônico é uma linha divisória na história dos hebreus. Os profetas, inclusive, são classificados como profetas pré-cativeiro e pó-scativeiro.
Os Livros de Esdras, Neemias e Ester registram o período da história do pós-cativeiro. Durante esse período profetas escreveram, pregaram, viveram e morreram.
O Retorno do Cativeiro Babilônico
Uma das coisas que você deve ter em mente quando lê os Livros de Esdras, Neemias e Ester, é que o retorno do cativeiro babilônico aconteceu em três etapas.
O primeiro retorno aconteceu logo depois que o Imperador Ciro, o Grande, emitiu um decreto permitindo aos judeus voltarem para sua terra. O governador Zorobabel e o sumo sacerdote Jesua lideraram esse retorno que ocorreu por volta de 537 a.C.
O primeiro retorno visava especificamente a reconstrução do templo. Quando aqueles que tinham retornado começaram o trabalho de reconstrução, eles foram distraídos por opositores e perseguidores, o que fez com que o trabalho de reconstrução fosse interrompido, até que, incentivado pelos profetas Ageu e Zacarias o povo terminou o que tinha começado.
A obra de restauração do Templo foi concluída em 516 a.C, trinta e um anos depois, em grande parte por causa do ministério desses profetas.
Em 458 a.C Esdras lidera o segundo retorno. Esse extraordinário sacerdote-escriba foi um excelente professor das Escrituras e, por ocasião da reconstrução do Templo ele implementou um ministério muito importante.
Isso aconteceu setenta e nove anos após o primeiro retorno e cinqüenta e oito anos depois que a reconstrução havia sido concluída.
Treze anos depois do retorno de Esdras, Neemias liderou o terceiro retorno. O propósito deste, era a reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém.
O profeta Malaquias estava envolvido com Neemias nesse trabalho da reconstrução dos muros.
Livros de Esdras e Neemias, Mesmo Conteúdo.
Os Livros de Esdras e Neemias foram denominados “Os Evangelhos Sinópticos do Velho Testamento” porque os dois possuem conteúdos muito semelhantes. Estas são algumas dessas semelhanças:
- Os dois livros possuem o mesmo estilo de linguagem hebraica e poderiam ter sido escritos pelo mesmo autor, possivelmente Esdras;
- O tema central dos dois livros refere-se ao mesmo episódio histórico: o retorno do cativeiro babilônico.
- Os dois livros abordam a mesma obra: a reconstrução do Templo em Jerusalém;
- Os dois livros enfatizam os padrões e princípios que devem ser seguidos na execução da obra de Deus;
- Neemias e Esdras foram dois líderes muito diferentes, mas apesar da diferença, os dois são excelentes exemplos de liderança.
Esdras era sacerdote e escriba, e ensinava a Palavra de Deus; sua atividade era primariamente pastoral; Neemias, um leigo, era mais pragmático, um construtor muito prático;
- Os dois levaram o povo a receber uma unção de reavivamento da parte de Deus;
- Os dois livros possuem características semelhantes. Os primeiros capítulos registram a obra a ser feita, e depois da obra concluída, esses capítulos registram como o povo se desviou de Deus.
Os capítulos de número 9 nos dois livros mostram as orações de confissão, tristeza e arrependimento dos dois líderes por causa do comportamento do povo;
- Os dois livros mencionam imperadores pagãos que deram permissão e ajuda para que a obra de Deus fosse realizada através do Seu povo;
- Finalmente os dois livros terminam com um texto otimista e encorajador.
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Comentários
Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra
Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!
Últimos Artigos
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021