Encontro Com a Palavra

Memórias dos Milagres

Pr. Dick Woodward      sábado, 11 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Todo o Livro de Deuteronômio enfatiza a obediência à Palavra de Deus. Quando Israel obedecia às Leis de Deus, era abençoado; quando deixava de obedecer não usufruía as bênçãos de Deus.

Moisés deu especial destaque a este assunto em seus sermões.

Uma das palavras chaves deste livro é “obedecer”.

O principal objetivo dos primeiros sermões de Moisés no Livro de Deuteronômio foi lembrar o povo hebreu de como Deus tinha trabalhado na vida de seus antepassados, e dos milagres que tinha operado.

Moisés esperava que os milagres que Deus operou no deserto tivessem um efeito permanente e profundo na vida daquela nova geração de hebreus e que eles os transmitissem aos seus filhos.

Moisés também enfatizou em seus sermões que eles nunca deveriam quebrar a aliança, o contrato, que tinham com Deus. Os termos desse contrato eram bem definidos e se o povo não os cumprisse, o contrato perderia o efeito.

Deus não teria a responsabilidade de abençoá-los se eles estivessem sendo desobedientes.

capítulo cinco é uma repetição dos Dez Mandamentos. Compare a declaração dos Dez Mandamentos no Livro de Êxodo, capítulo 20, com a repetição deles em Deuteronômio.

Se você comparar atentamente esses dois registros, entenderá melhor a Lei de Deus.

Em Deuteronômio Moisés estava dizendo aos hebreus que tivessem um coração voltado para Deus e Seus mandamentos. Se assim fizessem eles e seus filhos seriam prósperos, de geração em geração.

Moisés também pregou que o povo deveria obedecer a todos os mandamentos do Senhor Deus, seguindo cuidadosamente Suas orientações. Só assim eles teriam vida longa e próspera (Deuteronômio 27: 9-11).

O sermão de Moisés no capítulo seis tornou-se a confissão básica do judaísmo e é chamado de “O Shema”, que em hebraico significa “ouvir”; ele começa com as palavras “Ouve, Israel!”. O objetivo deste sermão era desafiar a segunda geração a ensinar a Palavra de Deus para seus filhos, a terceira geração da nação de Israel.

É neste sermão que encontramos o modelo de educação de filhos dado por Moisés.

E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. (Deuteronômio 6: 7)

Encontro Com A Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

Apocalipse Agora

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Enfoque Sua Fé

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Deus em Primeiro Lugar

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Limpe Tudo Antes e Depois!

quarta-feira, 13 de novembro de 2019