Encontro Com a Palavra

O Arrependimento de Nabucodonosor

Pr. Dick Woodward      quarta-feira, 17 de maio de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

No sonho de Nabucodonosor, uma pedra foi cortada de uma montanha, mas não por mãos humanas.

Essa pedra sobrenatural caiu sobre os pés de ferro e barro da grande estátua da visão de Nabucodonosor. Isso fez com que a estátua caísse e se desintegrasse totalmente.

A interpretação que Daniel deu a Nabucodonosor é que todos esses reinos, representados por ouro, prata, bronze e ferro seriam conquistados por um reino sobrenatural, o reino de Deus.

Não sabemos exatamente como Deus usou a vida de Daniel e suas palavras para alcançar Nabucodosor, mas lemos sua declaração no capítulo 4 sobre esse milagre:

“Tenho a satisfação de falar-lhes a respeito dos sinais e das maravilhas que o Deus Altíssimo realizou para mim. Como são grandes os seus sinais, como são poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino eterno; o seu domínio dura de geração em geração” (Versículos 2 e 3).

Nesse extraordinário capítulo das Escrituras, Nabucodonosor descreve outro sonho que teve.

Nesse segundo sonho ele viu uma árvore muito alta; tão alta, que podia ser vista por todo o mundo e seus galhos eram cheios de frutos, o suficiente para que todo mundo deles comesse.

Então, um dos anjos de Deus desceu do céu e gritou: “Derrubem a árvore e cortem os seus galhos; arranquem as suas folhas e espalhem os seus frutos. Fujam os animais de debaixo dela e as aves dos seus galhos.
Mas deixem o toco e as suas raízes, presos com ferro e bronze; fique ele no chão, em meio a relva do campo. Ele será molhado com o orvalho do céu e com os animais comerá a grama da terra” (Daniel 4:14-15).

O anjo continuou: “A mente humana lhe será tirada, e ele será como um animal, até que se passem sete tempos.” (V.16)

O anjo disse que o propósito do decreto era que o mundo pudesse entender que “O Altíssimo reina sobre todos os reinos do mundo e o dá a quem Ele quer, mesmo que seja ao menor de todos os homens”.

O rei Nabucodonosor contou também esse sonho para Daniel. Quando o profeta o ouviu, ficou estupefato e quieto por uma hora, aterrorizado com o significado do sonho.

Finalmente ele disse ao rei: "Meu senhor, quem dera o sonho só se aplicasse aos seus inimigos e o seu significado somente aos seus adversários!” (V.19)

O rei insistiu para que Daniel lhe contasse a interpretação do sonho.

Daniel contou-lhe: “Tu serás expulso do meio dos homens e viverás com os animais selvagens; comerás capim como os bois e te molharás com o orvalho do céu. Passarão sete tempos até que admitas que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer”. (V.25)

Daniel continuou dizendo que Deus restauraria o reino a Nabucodonosor quando ele reconhecesse a soberania de Deus, e implorou: “Renuncia a teus pecados e à tua maldade, pratique a justiça e tenha compaixão dos necessitados. Talvez, então, continues a viver em paz". (V.27)

Daniel escreve alguns versículos que relatam o cumprimento da interpretação que ele tinha dado para o sonho.

Passada essa terrível provação, Nabucodonosor continuou proclamando sua profissão de fé e seu louvor ao Deus vivo e verdadeiro de Daniel.

Ele ergueu seus olhos aos céus e louvou, honrou e glorificou o Altíssimo!

Observe que o propósito de Deus, quando fez Nabucodonosor passar por essa horrível experiência, foi ensiná-lo que o Altíssimo reina sobre os reinos dos homens.

Nabucodonosor teve de viver como um animal durante sete anos até que finalmente aprendeu o que Deus queria que ele aprendesse.

Para Deus deixar que se passassem sete anos. até que esse rei curvasse sua cabeça, é porque o seu ego era muito inflado.

Às vezes, quando passamos por experiências muito difíceis é porque Deus está tentando nos mostrar que Ele tem todo o direito de reinar sobre esse mundo e sobre nossas vidas.

Quando você enfrenta uma situação dessas quanto tempo demora até que você clame: “Senhor, meu Deus! Toma o controle. O Senhor é soberano e tem autoridade absoluta sobre minha vida!”?

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

Deus em Primeiro Lugar

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Limpe Tudo Antes e Depois!

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O Primeiro Programa de Entrevista

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Hu-hum ou Naum?

sexta-feira, 8 de novembro de 2019