Encontro Com a Palavra

O Cântico de Salomão

Pr. Dick Woodward      segunda-feira, 24 de abril de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

O Cântico de Salomão é o último livro poético. Salomão escreveu mais de 1005 cânticos, mas este foi o único preservado nas Escrituras.

Este musical romântico fala sobre o amor de um casal.

Os jovens hebreus não tinham permissão para ler este livro antes de completarem 30 anos.

Você deve se perguntar como que este livro passou pelo Canon.

Há várias respostas para esta pergunta. Este livro fala sobre a santidade do leito matrimonial.

No Livro de Gênesis Deus disse que não é bom que o homem esteja só e por isso criou a mulher para complementá-lo.

Depois de criar macho e fêmea, Deus os uniu através de um relacionamento sexual.

De acordo com o relato da criação, depois que Deus os criou, declarou que tudo o que tinha feito era bom. Quando Deus criou o sexo, declarou que o sexo era “muito bom”.

Este livro contém mais do que uma mensagem, mas se sua única mensagem fosse a santidade do sexo, isto já justificaria ele estar entre os livros da Bíblia.

É importante que os pais ensinem aos seus filhos que sexo é muito bom. É um desafio ensiná-los a respeito do sexo seguro no casamento sem dar a eles a impressão de que é pecado.

Se passarmos para nossos filhos a impressão de que sexo é errado, podemos prejudicar a vida sexual que eles terão no casamento.

Eles poderão se casar com um conceito puritano de sexo que limitará o prazer dentro do seu casamento.

Este cântico do amor ensina que Deus abençoa, unge o leito matrimonial e libera a satisfação e o prazer sexual dentro do casamento.

Ao ler este cântico de Salomão, você verá quais são as intenções de Deus para o relacionamento sexual entre um homem e uma mulher.

Ele traça um paralelo muito profundo entre o relacionamento de um homem e uma mulher, o casamento, e o nosso relacionamento com Deus e Cristo; ele faz uma alegoria do amor de Deus Jeová por Israel.

Ao ler o Novo Testamento descobrimos que a metáfora de um relacionamento amoroso que aplica-se a Cristo e Sua igreja.

Cristo é o Noivo e a Igreja é Sua Noiva (Mateus 25:1-13 Apocalipse 21:2, 17).

Aplicação do Cântico de Salomão

Uma última alegoria neste cântico refere-se ao nosso relacionamento individual com o Cristo Vivo.

No Velho Testamento, Israel recebeu o mandamento de amar a Deus de todo o coração.

Jesus confirmou este ensino quando foi questionado a respeito do mandamento mais importante na Lei (Mateus 22:35- 40).

Nosso relacionamento com Deus e com Cristo é representado alegoricamente por este casal apaixonado.

A interpretação e a aplicação do Cântico de Salomão, faz deste livro um dos mais devocionais da Bíblia, que ensina sobre a intimidade do nosso relacionamento com o Cristo vivo e ressurreto.

Encontro com a palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

Limpe Tudo Antes e Depois!

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O Primeiro Programa de Entrevista

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Hu-hum ou Naum?

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A Solução Final de Deus

quarta-feira, 6 de novembro de 2019