Encontro Com a Palavra

O Deus Que Está no Controle

Pr. Dick Woodward      quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Estudamos a vida de Abraão com quem aprendemos sobre fé. Também vimos a vida de Jacó com a qual aprendemos sobre a graça de Deus. E agora vamos estudar José, cuja história está relatada nos últimos catorze capítulos do livro de Gênesis.

Parece que José é um dos personagens mais puros dos mencionados nas Escrituras.

A Bíblia revela a fraqueza de quase todos os seus personagens; as suas virtudes e fraquezas. Mas José é uma exceção; outra exceção é Daniel, que estudaremos mais tarde.

 A História de José

A história de José fala sobre a providência de Deus. No Novo Testamento, em Romanos 8:28 encontramos uma síntese do ensinamento dessa história: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Podemos imaginar e entender o constrangimento dos irmãos de José, quando no Egito, descobriram quem ele era. Mas José respondeu com essas palavras consoladoras, palavras que nos garantem que Deus está trabalhando por trás das circunstâncias das nossas vidas. “Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. (...) Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus” (Gênesis 45:5, 7-8).

Na história de Jacó, pai de José, vimos como ele foi vitorioso, não porque se esforçou e conseguiu tudo sozinho, mas porque Deus esteve todo tempo no controle de sua vida.

A vida de José é uma ilustração dessa mesma verdade, mas a partir de outro ângulo. Nessa história lemos sobre um homem cuja vida, por um tempo, parecia não ir bem em nada. Ele foi vendido como escravo pelos irmãos; foi acusado injustamente de um crime e preso, e foi esquecido por aqueles que lhe prometeram ajuda. Mas nada disso aconteceu em decorrência de atitudes suas. Ele passou por circunstâncias e problemas muito difíceis, não porque tivesse feito alguma coisa que merecesse isso, mas para que Deus fosse glorificado e Seu plano cumprido.

 Aplicações Para os Dias de Hoje

Podemos tirar várias aplicações dessa história. Primeiro vamos considerar o relacionamento que José tinha com seu pai e seus irmãos. Eles estavam muito longe de ser exemplos. Jacó não era um pai ideal. A preferência que tinha por José trouxe a esse filho mais dor do que qualquer privilégio, além de não ter sido justo com os outros filhos. Mas quem tem pais perfeitos?

Ou qual de nós tem um relacionamento perfeito com nossos filhos?

Não escolhemos a família em que nascemos e crescemos, mas seus membros moldam nossas vidas e muitos de nós sofremos em conseqüência desses relacionamentos. A mensagem da história de José para nós é esta: Deus é soberano sobre as circunstâncias das nossas vidas e não existe situação da qual Ele não possa nos redimir ou dela tirar o bem. Deus pode usar a influência de pais, de irmãos, até de irmãos delinqüentes.

Deus usou as adversidades da família desequilibrada de José para lhe providenciar um lugar no Egito e mais tarde salvar da fome a família eleita, através da qual o Messias viria ao mundo. Deus pode usar a maneira como você responde à adversidade da sua família desequilibrada para moldar sua vida.

Um dia você verá como Deus preparou circunstâncias na sua vida que lhe permitiram atuar no papel que Ele preparou para você.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do pastor Edson Bruno. Ouça e descubra verdades que lhes ajudarão no dia a dia.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

Padrões da Vida em Cristo

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

A Comunhão da Igreja no Evangelho

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Como ter um casamento saudável segundo a Bíblia?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Trapos e Roupas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020