Encontro Com a Palavra

O Livro de Josué | Posse da Herança

Pr. Dick Woodward      quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

O Livro de Josué, de certa forma é o oposto do Livro de Números. O Livro de Números é a história da incredulidade, na qual o povo hebreu pereceu como conseqüência de sua falta de fé.

O tema do Livro de Josué é sobre fé; o tipo de fé que leva a conquista e a posse de tudo que Deus deseja para Seu povo.

Quando estudamos o Livro de Êxodo aprendemos que “Êxodo” significa “saída” da cruel escravidão do Egito.

O Livro de Josué, o primeiro livro histórico da Bíblia, deveria se chamar alguma coisa como “Inodo” porque trata da entrada do povo em Canaã, a Terra Prometida.

“EX” sugere saída; “IN”, entrada. O tema do Livro de Josué é “A Posse da Herança”.

Os nomes Jesus e Josué têm o mesmo significado; a diferença é que o nome Jesus é uma palavra grega e Josué, é a palavra hebraica correspondente; equivalente a “Ya-shu-a”; as duas significam: “Salvador” ou “Jeová Salva”.

O líder Josué é uma figura de Cristo porque Cristo leva Seu povo para a Terra Prometida das bênçãos espirituais.

A palavra-chave para a libertação do Egito espiritual é “crer”. A palavra-chave para entrar na Terra Prometida das bênçãos espirituais é “obedecer”.

Quando falamos em fé, falamos em obediência. A palavra fé significa compromisso, o compromisso a obediente.

Josué tinha quarenta anos na época do Êxodo. Lembre-se que Josué e Calebe foram os dois únicos sobreviventes da peregrinação no deserto, porque só eles fizeram um relatório positivo quando foram enviados para espiar Canaã.

Deus viu que a fé deles era merecedora de recompensa.

Quando tinha 80 anos, Josué recebeu a ordem de levar o povo para a Terra de Canaã e conquistar sete grandes nações. Ele não recebeu a ordem diretamente de Deus, mas de Moisés, homem de Deus que conhecia tanto Deus como Josué.

O relacionamento entre Moisés e Josué é o mesmo tipo de relacionamento que havia entre Paulo e Timóteo; um tipo de relacionamento importante na preparação de líderes para o povo e para o trabalho de Deus (II Timóteo 2: 2).

Josué tinha 110 anos quando morreu; ele foi um homem de força, lealdade e de grande fé.

É interessante perceber como Deus trabalha na vida de um líder profeta, ou sacerdote como Josué. Moisés recebeu a Palavra de Deus no Monte Sinai, diretamente de Deus, no episódio da sarça ardente.

Com Josué foi diferente. Ele recebeu a ordem de meditar na Palavra escrita, a palavra que Moisés tinha recebido de Deus assim como os reis de Israel que o seguiria,

Josué deveria refletir sobre a Palavra de Deus, dia e noite, e obedecer aos seus mandamentos.

Essa foi a promessa que o povo hebreu recebeu quando estava para atravessar o rio Jordão e invadir Canaã: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés” (Josué 1: 3).

Toda aquela terra tinha sido dada a ele e os termos de propriedade eram plenos, mas não os termos de possessão.

A lei de possessão era a seguinte: todo metro quadrado da Terra de Canaã onde eles colocassem a planta do pé lhes seria dado, nem mais nem menos do que isso.

A mesma coisa acontece em relação às bênçãos espirituais. Existem muitas bênçãos espirituais disponíveis para nós hoje: a oração, a própria Bíblia, comunhão, adoração, tudo isso Deus dá ao crente. Alguns tomam posse dessas bênçãos, outros não.

A chave para a posse é simples e prática. Você tem de por a planta do seu pé nela. Você toma posse da oração, orando; da adoração, adorando; toma posse das Escrituras quando a lê, entende e pratica.

A posse da sua herança espiritual se dá dando-se um passo de cada vez.

Alguns estudiosos da Bíblia dizem que o Livro de Efésios é para o Novo Testamento assim como o Livro de Josué é para o Velho Testamento.

O Livro de Efésios fala das bênçãos espirituais que temos em Cristo e que, através d’Ele podemos tomar posse de todas elas.

O versículo chave do Livro de Josué está em Josué 1: 3. e o de Efésios, em Efésios 1:3, tematicamente semelhante ao versículo de Josué: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”.

Deus já nos deu o título de proprietários de todas as bênçãos espirituais, mas precisamos tomar posse delas.

No Livro de Josué essas bênçãos estão representadas através da Terra Prometida. No Livro de Efésios elas estão em Cristo. Se quisermos tomar posse delas, devemos habitar em Cristo. Devemos entrar nas regiões celestiais porque é lá que elas estão.

Encontro Com A Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

O Evangelho Absoluto

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A Graça de Dar

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Transcendência do Ministro

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Transparência do Ministro

segunda-feira, 9 de novembro de 2020