Encontro Com a Palavra

O Perfil de Um Líder

Pr. Dick Woodward      sábado, 25 de março de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Enquanto o Livro de Esdras apresenta princípios para execução da obra de Deus, o Livro de Neemias enfoca o tipo de líder através de quem Deus quer trabalhar. Neemias é um exemplo desse tipo líder.

Na época em que Neemias era governador de Jerusalém o povo teve necessidade de um reavivamento. Os judeus estavam se casando com os pagãos o que era uma violação à Lei de Deus.

No capítulo 13, versículos 23-25, Neemias repreendeu o povo: “Além disso, naqueles dias vi alguns judeus que se haviam casado com mulheres de Asdode, de Amom e de Moabe.
A metade dos seus filhos falavam a língua de Asdode ou a língua de um dos outros povos, e não sabiam falar a língua de Judá.
Eu os repreendi e invoquei maldições sobre eles. Bati em alguns deles e arranquei os seus cabelos. Fiz com que jurassem em nome de Deus e disse-lhes: "Não consintam mais em dar suas filhas em casamento aos filhos deles, nem haja casamento das filhas deles com seus filhos ou com vocês.”

Neemias tinha um estilo de liderança bem diferente! Acho que não conheço nenhum pastor que tenha repreendido sua igreja deste jeito! Mas se Neemias foi tão enérgico é porque era disso que o povo de Deus estava precisando.

Esdras planejou a obra de Deus e Neemias colocou esses planos em prática. Neemias era pragmático e só sossegou quando viu a obra de Deus concluída.

Embora tão diferentes esses dois homens são exemplos de liderança.

Devemos ter os princípios de liderança e os atributos que Deus viu em Neemias e que o qualificaram como líder da Sua obra. O Livro de Neemias mostra qual é o “Perfil de um Líder da Obra de Deus”.

Características  de um Líder Para a Obra de Deus

1ª Característica: Possuir um peso e um censo de responsabilidade pela obra de Deus.

Se você se sente assim, comece a orar; talvez Deus queira que você seja parte da resposta à sua oração.

2ª Característica: Um  líder deve ter uma palavra de Deus a respeito da obra.

No capítulo 1, versículo 9, Neemias lembrou as palavras de Moisés: “...mas, se voltarem para mim, e obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome".“O lugar escolhido” é Jerusalém.

Isso quer dizer que Deus queria que Neemias reconstruísse os muros ao redor de Jerusalém.

3ª característica: Um líder possui um compromisso com o término da obra de Deus.

A pessoa que Deus determina para liderar Sua obra deve ter não apenas censo de responsabilidade pela obra e uma palavra do Senhor a respeito dela, mas também um compromisso com o seu término.

Certa ocasião quando Neemias servia como copeiro do rei, colocou em risco sua própria vida mostrando seu compromisso com a obra do Senhor.

A lei da Pérsia e Média determinava que seria morta a pessoa que se apresentasse com uma expressão triste diante do rei. Mas, no capítulo 2, lemos que o rei fez a seguinte pergunta a Neemias: “Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração” (v.2).

Neemias conta que ficou com medo e respondeu ao rei: “Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo?” (v.3).

O Senhor estava com Neemias; veja a resposta do rei: “Que me pedes agora?” (v.4).

Depois de orar rapidamente Neemias para o rei que gostaria de voltar para Jerusalém e reconstruir seus muros (v.5).

O rei não só concordou, como lhe forneceu tudo de que ele precisava para a realização da obra.

Deus abençoou Neemias pelo seu compromisso com a Sua obra.

4ª característica: Ter a visão da obra de Deus. “Não havendo profecia, o povo se corrompe” (Provérbios 29:18).

Um líder da obra de Deus deve ter uma profecia, uma visão, para contar.

Quando Neemias voltou para Jerusalém ele inspecionou a cidade até que tivesse as informações que precisava. Depois se reuniu com os sacerdotes, nobres e autoridades e disse:

“...Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante.” (Neemias 2:17)

Quando ele soube exatamente o que fazer, contou aos outros.

5ª característica: Um líder conta com o envolvimento de outros na obra.

Quando um líder de Deus compartilha sua visão com o povo, este povo o segue.

Às vezes os líderes espirituais se desesperam achando que o povo não o seguirá.

Devemos ter em mente que a falta de seguidores é um mau sinal para uma liderança, porque um dos atributos do líder de Deus é sua capacidade de motivar pessoas para o seguir na realização da obra.

6ª característica: Um líder ungido de Deus sofre críticas.

Você vai sempre enfrentar criticas quando estiver desenvolvendo um projeto, principalmente se for um projeto de Deus. E essas críticas podem vir de pessoas cristãs e tementes a Deus.

Neemias com toda a certeza possuía essa característica (Neemias 4:1-3).

7ª característica: Oração enfocada na obra de Deus.

Observe quantas vezes Neemias contou que orou: ele orou quando o povo caçoou dele (Neemias 4:4-5) e orou antes de falar com o rei (Neemias 2:4).

Ele foi um exemplo de “orar sem cessar” (I Tessalonicenses 5:17).

8ª característica: Estar sempre com o povo durante a execução da obra.

Neemias sempre ficou ao lado do povo trabalhando na construção do muro.

9ª característica: Possuir indignação diante da oposição e dos obstáculos que se levantam contra a obra de Deus.

Qual é a diferença entre se indignar e ficar com raiva?

Se você está com raiva de alguma coisa ou de alguém que está no seu caminho e está determinado a resolver as coisas do seu jeito, essa raiva é pecado.

Mas se você está fazendo a obra do Senhor e está com raiva dos poderes do inferno que estão impedindo a realização da obra de Deus, então a sua raiva é uma indignação justa.

Quando Jesus viu que os líderes religiosos tinham transformado a casa de Deus em mercado e covil de ladrões, Ele pôs para fora sua justa indignação (João 2:12-16).

Um líder da obra de Deus pode ficar com raiva ou indignado contra os obstáculos que se opõem à obra do Senhor. Neemias era esse tipo de líder.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

Limpe Tudo Antes e Depois!

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

O Primeiro Programa de Entrevista

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Hu-hum ou Naum?

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A Solução Final de Deus

quarta-feira, 6 de novembro de 2019