O Soldado o Atleta e o Lavrador
Pr. Dick Woodward sábado, 4 de novembro de 2017
Compartilhe esta página com seus amigos
No capítulo 2, versículos 4 a 7, Paulo usa a ilustração do soldado, do atleta e do lavrador para retratar nosso relacionamento com Cristo.
A ilustração do soldado: quando um homem sai para a guerra, ele deixa de se preocupar com os seus negócios e afazeres dos tempos de paz e se dedica totalmente à conquista da guerra.
Da mesma forma, Paulo encoraja Timóteo a ser totalmente comprometido na batalha por Jesus Cristo.
Quando Paulo fala do atleta ele diz que o atleta só recebe a coroa de vitória se obedecer as regras estabelecidas. (2:5)
Assim deve ser o cristão, obediente às regras da vida em Cristo. Uma delas é sofrer por Jesus Cristo, tomar a cruz e segui-lO.
Ao escrever sobre o lavrador, Paulo enfatiza que este tem duas tarefas: a semeadura e a colheita. “O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita.” (v.6)
Paulo estava dizendo que Timóteo deveria trabalhar duro como lavrador até a época da colheita, para que esta fosse frutífera.
Paulo tinha certeza da presença de Cristo com ele diante do sofrimento.
Mesmo quando estamos fracos e sem fé, Deus se mantém fiel e nos ajuda, porque Ele não pode negar-Se a Si mesmo, e porque Ele é fiel.
A verdade de Deus se mantém firme como uma rocha inabalável:
“...se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo... o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: "O Senhor conhece quem lhe pertence” (2:13 e 19)
Conforme visto no programa anterior procure se lembrar da situação agonizante de Paulo ao escrever estas palavras de consolo.
Paulo afirma que é possível estar mental, emocional, físicamente e até espiritualmente fraco e doente e, ainda assim, ter forças para crer e orar.
Como será que você ficaria se passasse por tudo que Paulo passou?
- Perdido?
- Não!
Esta passagem afirma que mesmo que estejamos fracos demais para orar e crer, Deus jamais nos negará.
Mesmo quando não conseguimos ter fé, Deus se mantém fiel a nós.
Paulo ainda usa a ilustração de vasos, ou utensílios numa casa, com o fim de ensinar sobre o propósito da vida. (2:20-21)
Naquela época as pessoas tinham todo o tipo de vasos em casa que se prestavam para vários propósitos e alguns até se destinavam a algum propósito que não era tão honroso assim.
Imaginem que naquele tempo não existia encanamento nas casas!
Paulo afirma que o mesmo acontece quando seguimos a Cristo.
Tanto podemos ser vaso usado para propósitos desonrosos, como podemos dar as costas para os desejos turbulentos da juventude e nos dedicarmos à fé, ao amor e à paz.
Aí então, passamos a ser vaso limpo, destinado a propósitos honrosos, e apropriado para servir ao Mestre.
O versículo 15 é uma das recomendações mais conhecidas de Paulo: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.”
Paulo disse para Timóteo que ele deveria ser disciplinado no estudo da Palavra de Deus para um dia ser aprovado por Deus.
Por isso procure sempre fazer a seguinte pergunta a você mesmo: será que tenho me dedicado a aprender a Palavra de Deus?
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Comentários
Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra
Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!
Últimos Artigos
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021