Encontro Com a Palavra

Os Doze Apóstolos

Pr. Dick Woodward      segunda-feira, 17 de julho de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

A Comissão do Discípulo Comprometido

Não temos idéia de quantos discípulos participaram do Primeiro Retiro Espiritual Cristão.

Como já foi mencionado em programas anteriores, quando Jesus terminou aquele ensino no monte fazendo outro convite, Ele comissionou 12 discípulos para serem Seus apóstolos.

Obviamente, Jesus recrutou esses discípulos no retiro e mais tarde comissionou-os para participar da Sua missão, a de ser parte da estratégia que é alcançar o mundo com a salvação que Ele veio trazer.

Eu já fiz essa pergunta, mas vou fazer novamente: o que você faria se soubesse que só tinha três anos de vida para cumprir sua missão?

Com certeza, Jesus sabia que Ele tinha apenas três anos de ministério terreno, e foi por isso que transmitiu aos apóstolos Seu desejo de alcançar todo o mundo com a salvação.

Seus discípulos foram fiéis e usaram suas vidas para espalhar as Boas Novas pelo mundo.

Cinco séculos depois que Jesus os comissionou, ninguém conseguia um emprego no Império Romano sem antes se declarar cristão.

Com o mesmo empenho dos primeiros cristãos, devemos alcançar nosso mundo para Cristo proclamando o Evangelho.

Encontro Com os Doze Apóstolos

Jesus passou uma noite inteira em oração antes de comissionar os 12 apóstolos (Lucas 6:12,13)

Os primeiros apóstolos a serem chamados foram Mateus e mais dois pares de irmãos, Pedro e André, e Tiago e João. Esses quatro homens eram pescadores e trabalhavam juntos.

Filipe e Bartolomeu também aparecem juntos, assim como Tomé e Mateus.  Filipe era um homem de negócios, envolvido no setor de cavalos e transporte.  Hoje provavelmente, ele estaria no ramo automobilístico.

Estudando os outros Evangelhos, sabe-se que Bartolomeu também era conhecido como Natanael.

Tomé era um intelectual, um questionador; e Mateus era coletor de impostos, um publicano, que trabalhava para Roma, recolhendo imposto dos seus compatriotas judeus, e por isso o povo considerava os publicanos traidores.

Nos Evangelhos há duas palavras que aparecem sempre juntas: “publicanos e pecadores”. Isso significa que só pelo fato de ser publicano, o homem já era considerado pecador!

Os judeus odiavam declaradamente os publicanos. É interessante pensar que Jesus escolheu um publicano para fazer parte do grupo dos 12 apóstolos.

Os últimos quatro nomes da lista são nomes repetidos na lista dos 12.  Assim, havia outro Simão além de Simão Pedro.  Esse outro Simão era chamado de “o Zelote”.

Ele era o oposto de Mateus, pertencia a um grupo de guerrilha de resistência ao poder de Roma. Hoje, ele seria chamado de revolucionário.

Os estudiosos acreditam que de três a quatro dos apóstolos eram zelotes.

Eu gostaria de saber sobre o que Simão, o Zelote, e Mateus, o publicano, conversavam enquanto caminhavam com Jesus pela Galiléia, Judéia, Jerusalém e Samaria, se é que conversavam um com o outro!

Imagine a surpresa quando Jesus disse para Mateus, o publicano, e para Simão, o Zelote, que ambos deviam se amar e um lavar os pés do outro! (João 13:34,35)

Também havia mais um Tiago na lista dos 12 . O que era chamado de “Tiago, filho de Alfeu”.

Em Marcos 15:40, ele também é descrito como “Tiago, o menor”, provavelmente porque ele era de baixa estatura.

Também encontramos dois homens nessa lista com o nome de Judas.  Havia o “Judas, irmão de Jesus”, também chamado de Tadeu e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.

Os apóstolos saíram para pregar o Evangelho e dar mostras do Reino de Deus através de sinais e maravilhas.

Eles deveriam curar os doentes, purificar os leprosos, expulsar demônios e levantar mortos.

Deveriam anunciar o Evangelho sem cobrar nada, confiando que Deus supriria suas necessidades. Eles deveriam viver pela fé.

Jesus avisou-os de que eles, poderiam não ser bem recebidos por estar obedecendo ao chamado para participar da Sua Comissão, cujo objetivo era alcançar o mundo com Sua estratégia.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Últimos Artigos

A Essência do Movimento Carismático

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A Função da Unção

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Tudo Para Todos

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

O Manual do Casamento

segunda-feira, 5 de outubro de 2020