Encontro Com a Palavra

Os Inimigos da Fé

Pr. Dick Woodward      domingo, 19 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Depois que Israel foi derrotado na cidade de Ai, Josué caiu com o rosto em terra em oração e Deus lhe respondeu a oração com a pergunta:

“Por que estás prostrado assim sobre o rosto? Israel pecou” (Josué 7:10-11).

Quando vemos as evidências gloriosas da presença de Deus conosco, adquirimos coragem para continuar caminhando e crescendo em fé. Mas quando parece que Deus não está conosco, devemos colocar o rosto em terra e descobrir por que Deus parece ausente.

Por que será que Deus respondeu a oração de Josué com uma pergunta?

Lemos no Livro de Êxodo que os filhos de Israel estavam com o Mar Vermelho à sua frente e o exército egípcio às suas costas, preste a atacá-los. Moisés caiu com o rosto em terra em oração a Deus e Deus lhe fez a mesma pergunta que fez a Josué.

Deus perguntou a Moisés por que ele estava orando quando deveria mandar o povo continuar em direção ao mar!

Como Jericó foi a primeira cidade a ser conquistada em Canaã, a lei do dízimo ordenava que todo o espólio da primeira cidade fosse entregue ao Senhor. Todo o espólio daquela batalha deveria ser confiscado pelos soldados israelenses. Mas alguns soldados pegaram para si um pouco daquilo que fora confiscado.

Deus mandou Josué passar em revista as doze tribos de Israel. Depois que Deus mostrou qual era a tribo culpada, Josué prosseguiu com a vistoria, passando por todos os clãs daquela tribo, até que Deus revelou qual era o clã culpado.

Todas as famílias daquele clã passaram por uma revista, homem por homem, até chegar em “Acã”, o culpado pelo pecado. Ele confessou que tinha pegado ouro, prata e uma capa do espólio de Jericó, e enterrado em sua tenda. Esse homem foi executado sumariamente.

Esses episódios servem-nos de exemplos e advertências.

Assim como a fé de Josué é um exemplo para nós, a desobediência de Acã é uma advertência para a qual devemos estar atentos (I Corintios 10:11)

Quando Deus coloca o dedo sobre um tipo de pecado devemos apartar-nos dele para que as bênçãos de Deus venham sobre nossas vidas. (Colosseenses 3:5-6)

Temos muito que aprender com o episódio da vida de Acã. O Mundo, a Carne e o Diabo A exortação que recebemos da Bíblia é que não amemos o mundo nem as coisas que há no mundo.

Por isso, durante séculos, pessoas tementes a Deus têm usado a experiência de Acã para exortação. A derrota de Israel na cidade de Ai é um alerta para que não sejamos derrotados na luta contra nossa carne.

Jesus ensinou: “... o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41).

A carne é a natureza humana sem o tratamento de Deus. Como a carne nos leva a derrotas espirituais, a derrota de Israel em Ai é uma alegoria da carne.

Encontro Com A Palavra é estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

O Evangelho Absoluto

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A Graça de Dar

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Transcendência do Ministro

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Transparência do Ministro

segunda-feira, 9 de novembro de 2020