Encontro Com a Palavra

Os Inimigos da Fé (Parte 2)

Pr. Dick Woodward      segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Depois da cidade de Ai, a nação com quem Israel se depara é a nação dos “gibeonitas”. A experiência de Israel com esse povo registrada no livro de Josué é uma alegoria do terceiro inimigo da fé que é o diabo.

Como aconteceu com Raabe, os gibeonitas também viram que o povo de Israel estava entrando em Canaã e saqueando aquela terra. Eles sabiam que morreriam, por isso usaram de estratégia para enganar os israelitas.

Eles gastaram seus sapatos nas pedras até que estes parecessem velhos, como se estivessem sendo usados há anos, também fizeram suas roupas parecer bem velhas e apesar de estarem vivendo em terras que deveriam ser conquistadas, eles fingiram ter vindo de uma terra distante.

Sem consultar o Senhor os israelitas fizeram um acordo com eles. Os gibeonitas imploraram, dizendo que não eram da terra de Canaã, mas sim de uma terra distante; e os israelitas foram enganados.

Depois que o acordo foi feito, os filhos de Israel descobriram que eles não eram de terras distantes, mas dali mesmo, de Canaã. Como os israelitas tinham feito acordo com os gibeonitas, estes não puderam ser exterminados; mas tornaram-se escravos dos israelitas.

No Livro de Josué, os gibeonitas representam um dos inimigos da fé. O primeiro inimigo da nossa fé, o mundo, é ilustrado pela cidade de Jericó.

A história de Acã é uma alegoria dos nossos desejos pelas coisas deste mundo. Acã desejou o ouro, a prata e as roupas deste mundo; muitas vezes também desejamos as coisas deste mundo, que nos desviam dos propósitos de Deus.

A derrota sofrida pelo exército de Ai representa a carne. Jesus disse: “... o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41).

Como os filhos de Israel não levaram o exército de Ai a sério, acabaram sendo derrotados. Só depois de atentar para a ameaça do adversário foi que eles conseguiram derrotar aquele inimigo.

A mesma coisa acontece quando subestimamos o que a Bíblia chama de nossa “carne”. O Espírito pode vencer a carne quando reconhecemos que ela representa uma séria ameaça à nossa fé.

Nunca subestime o impacto que a carne pode causar na sua caminhada de fé!

Os gibeonitas conseguiram um acordo com os israelitas através da mentira e do engano. É assim que o diabo trabalha.

Martinho Lutero escreveu um hino que fala como o diabo atua: “com força e com furor nos prova o tentador, com artimanhas tais e astúcias infernais que iguais não há na terra”.

O diabo pode se transformar num anjo de luz (II Coríntios 11:14). Ele não nos tenta com alguma coisa muito feia. Geralmente ele se aproxima de forma muito amável e atraente.

Se Deus está chamando você para ser um médico missionário, o diabo não vai lhe tentar para que você entre para uma quadrilha de assalto a bancos. Ele vai tentar sugerindo que você seja um ótimo e próspero médico aí mesmo onde você está.

Se Deus quer que você seja um médico missionário, então esse é o melhor plano para sua vida. Satanás tenta convencendo-nos a fazer aquilo que é bom, mas não é o melhor.

É por isso que dizemos que o maior inimigo do melhor é o bom. É sobre isso que falam os capítulos seis a nove do Livro de Josué; sobre esses inimigos da nossa fé: o mundo, a carne e o diabo.

Há ainda outras ilustrações e lições de fé no final desse Livro.

As vidas de Josué e de Calebe representam “Um Perfil Positivo de Fé”. Calebe foi o espia que junto com Josué, fez um relatório positivo de Canaã. Ele nunca perdeu a visão que teve da terra.

Durante todo o tempo em que andou pelo deserto, Calebe viu o povo empatar a peregrinação, lamentar, passar por dificuldade, mas conservou a visão dos cachos de uva que viu juntamente com Josué quando espiaram a terra de Hebrom.

Os outros dez espias eram especialistas em “gigantologia” – totalmente focados nas dificuldades, nos gigantes, conforme vimos no estudo do Livro de Números.

Calebe não enxergava os gigantes porque sabia que seu Deus era maior.

Quando os israelitas entraram em Canaã, Calebe conquistou e possuiu a cidade de Hebrom, a cidade que Moisés lhe havia prometido.

Também existe “Um Perfil Negativo de Fé” no livro de Josué. Além desses dez espias que, como ficou evidente, não tiveram fé, o fato dos filhos de Israel não ter conquistado todas as nações de Canaã como Deus ordenou que fizessem, representa um perfil negativo de fé.

Se eles tivessem cumprido todo o plano de Deus, não iríamos estudar no livro seguinte, dos Juízes, que Israel foi escravizado sete vezes por aquelas nações que eles deixaram de conquistar.

Chamamos o último exemplo de fé do Livro de Josué de “Um Veredicto de Fé”. Esse líder desafiou o povo a selar sua fé firmando uma aliança com Deus. Ele estabeleceu o exemplo: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).

Josué selou sua fé com uma aliança. Ele deixou claro que ele e sua casa colocariam Deus em primeiro lugar e O serviriam.

Quando Josué desafiou o povo a se juntar a ele nessa aliança, o povo fez a escolha: “Longe de nós o abandonarmos o Senhor para servirmos a outros deuses” (Josué 24:16).  Josué continuou o seu discurso: “Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes o Senhor para o servir" (Josué 24:22).

O Livro finaliza com Josué colocando responsabilidade sobre o povo de Deus, da mesma forma que Moisés fez no final dos Livros de Levítico e Deuteronômio. Moisés e Josué desafiam nossa fé a um veredicto, desafiam-nos a firmar um compromisso de colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

Você já fez isso? Já assumiu um compromisso de fé com Deus. Você já tomou a decisão no seu coração de servir a Deus em primeiro lugar junto com sua família?

Junte-se a esses exemplos de fé que vimos nesse livro histórico do Velho Testamento. Reflita atentamente sobre a maneira como esse livro termina. Depois deixe que o Espírito Santo o leve a assumir um compromisso e a estabelecer uma aliança de fé como a que vimos no Livro de Josué.

Encontro Com A Palavra é estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

O Evangelho Absoluto

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

A Graça de Dar

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Transcendência do Ministro

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Transparência do Ministro

segunda-feira, 9 de novembro de 2020