Encontro Com a Palavra

Os Livros de Crônicas

Pr. Dick Woodward      domingo, 19 de março de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Visão Geral de I e II Crônicas Os livros de I e II Samuel, de I e II Reis e os livros de I e II Crônicas cobrem o mesmo período da história dos hebreus, de 1000 a.C até 500 a.C.

Os estudiosos mais antigos da Bíblia classificavam os livros de Crônicas junto com os livros de Esdras e Neemias; o conteúdo desses livros é tão semelhante ao do livro de Neemias que alguns estudiosos costumavam agrupá-los na mesma classificação; pelo mesmo motivo, outros acreditam que Esdras tenha sido seu autor.

Só depois de algum tempo, os livros de Samuel, Reis e Crônicas foram agrupados na mesma classificação, por possuírem a mesma estrutura.

Por que Os Livros da Bíblia São Repetitivos?

Por que a Bíblia fala duas ou mais vezes do mesmo assunto? Por várias razões. Primeiro porque é repetindo que se aprende; é isso que os educadores dizem.

Segundo, porque a Bíblia quer enfatizar certos conceitos. Por exemplo, o relato da criação aparece duas vezes no Livro de Gênesis; a Lei de Moisés é apresentada em Êxodo e repetida em Deuteronômio; a biografia de Jesus Cristo é registrada quatro vezes no Novo Testamento.

O período da história dos hebreus que estudamos no livro de Reis, também é abordado nos Livros de Crônicas. Mas, qual é a ênfase nos livros de Crônicas?

A resposta para essa pergunta é: o Reino de Deus. Jesus ensinou que o Reino de Deus e o novo nascimento devem ser a prioridade na nossa vida (Mateus 6:33 e João 3:3, 5).

O conceito de Reino de Deus foi enfatizado na Literatura Histórica do Velho Testamento porque Deus quer que compreendamos que Ele é o Rei e quer que hoje estejamos subordinados ao Seu reinado.

A terceira razão para essa repetição é que Deus quer que entendamos que o Seu povo O rejeitou como rei e que agora estamos vivendo as conseqüências dessa rejeição.

Deus quer que entendamos essa rejeição, porque ela mostra que hoje nós também podemos rejeitá-lO como Rei em nossas vidas.

Tempos e Estações

Quando o Reino do Sul foi levado cativo para a Babilônia, iniciou-se a “Era dos Gentios”. Deus queria que Seu povo tivesse um governo teocrático.

Quando os filhos de Israel rejeitaram esse governo, Deus disse: “muito bem, agora vocês serão dispersos entre os gentios e serão governados por eles”. Ou seja, eles estariam subordinados a povos incrédulos não-judeus.

A partir do cativeiro babilônico Deus deixou de tratar com o povo através de reis como Davi e outros reis tementes a Ele, e passou a usar reis pagãos como Nabucodonosor e Ciro, o Grande.

Os livros históricos da Bíblia mostram que os planos de Deus para Seu povo não são impedidos por causa dos governos pagãos. Deus continuou a trabalhar através desses governos.

Os planos de Deus continuam a ser cumpridos mesmo que O rejeitemos como Rei.

A partir da “Era dos Gentios”, o Reino de Deus passou a ser dentro dos indivíduos que crêem em Deus e fazem d’Ele o seu rei, mesmo que esses indivíduos vivam no meio de povos incrédulos e governos pagãos.

Os filhos de Deus foram espalhados pela terra para, como o sal, darem sabor a ela.

Nenhuma nação hoje pode ser considerada cristã. Desde que os judeus rejeitaram o governo teocrático que Deus tinha para eles, nenhuma outra nação foi governada por Deus. Não existe uma “nação cristã”.

O Reino de Deus agora é vivido nos corações dos indivíduos.

A quarta razão porque os Livros de Crônicas falam outra vez desse mesmo período histórico é porque a história não tinha sido completamente relatada.

Esdras achou que os autores dos livros de Samuel e de Reis tinham contado a história sob o ponto de vista dos homens e que alguém deveria contá-la sob o ponto de vista de Deus; foi por isso que ele escreveu I e II Crônicas.

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

Como estão divididos os livros da Bíblia?

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Os Modelos de Ordem Para a Igreja

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

A Cronologia do Retorno de Cristo!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Fatos sobre a volta de Jesus!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021