Encontro Com a Palavra

Os Modelos de Ordem Para a Igreja

Pr. Dick Woodward      segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Compartilhe esta página com seus amigos

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens...

Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

1 Timóteo 2:1, 3-4

 

Escrevo-lhes estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

1 Timóteo 3:14-15

 

 

Até agora, nosso estudo seguiu a ordem em que as cartas de Paulo como elas estão organizadas na Bíblia. Mas agora vamos estudar essas próximas epístolas pela ordem em que elas foram escritas. Paulo escreveu 1 Timóteo e Tito ao mesmo tempo, por isso vamos estudá-las  primeiro. Logo após, estudaremos Filemom, e finalmente, 2 Timóteo, as últimas palavras de Paulo antes de morrer.

 

Paulo tinha preparado Timóteo e Tito como pastores, e suas cartas para eles são

chamadas de Epístolas Pastorais. Timóteo foi pastor que Paulo designou para a igreja de Éfeso. Ele era jovem e tímido, por isso encontrava algumas dificuldades na hora de ser ousado em Cristo e em suas obrigações pastorais. Em sua carta aos Filipenses, Paulo o cita como um exemplo por ele ser cheio de amor. Paulo e Timóteo tinham um relacionamento como pai e filho, que serve como modelo para pastores e pastores assistentes até hoje.  Tito, por outro lado, era mais velho e forte, a quem Paulo confiava os problemas difíceis. Paulo o enviou para a ilha de Creta, cujo povo era muito hostil.

 

A primeira carta para Timóteo foi escrita enquanto Paulo estava preso em Roma.O propósito desta carta era ensinar os pastores como liderar a igreja de Deus, “coluna e fundamento da verdade”. Ela enfatiza qual o caráter dos homens que lideram a igreja. E que a principal responsabilidade da igreja é ser a base de operações de onde a verdade é enviada, com cada membro envolvido em alcançar aqueles que ainda

não foram alcançados, compartilhando as Boas Novas de esperança para os que não têm mais esperança.

 

Paulo dá o seu testemunho nesta carta, dizendo que era o pior dos pecadores por ter antes perseguido a igreja. Seu objetivo era mostrar que se Deus o tinha salvado, poderia salvar qualquer outra pessoa. Ele encerra sua carta enfatizando novamente a importância da oração nos ministérios. 

 

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

 

Baixe o Material de Apoio Utilizando os Botões Abaixo

Apostila N°.14

Guia do Professor

Caderno de Exercícios


A apostila Nº 14 cobre aos Livros de Gálatas à II Timóteo. Se você já baixou no ultimo programa faça o download apenas do caderno de exercícios e o guia do professor. 

 

E para ouvir e compartilhar esta lição no spotify Clique Aqui!

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

É Melhor Você Acreditar!

segunda-feira, 12 de abril de 2021

3 Grandes milagres de Jesus

sexta-feira, 9 de abril de 2021

A Obra Misteriosa

segunda-feira, 5 de abril de 2021

O verdadeiro significado da páscoa!

quinta-feira, 1 de abril de 2021