Encontro Com a Palavra

Perfil do Líder (Parte 2)

Pr. Dick Woodward      domingo, 26 de março de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

No ultimo estudo observamos na vida de Neemias algumas das características que o líder deve ter. Já vimos nove destas características.

Hoje vamos dar continuidade a este assunto abordando outras características que um líder na obra de Deus precisa estar atento.

Características de Um Líder

10ª característica: Uma grande dedicação à obra do Senhor.

Considere esta passagem de Neemias 4:21-23 “Dessa maneira prosseguimos o trabalho com metade dos homens empunhando espadas, desde o raiar da alvorada até o cair da tarde.
Naquela ocasião eu também disse ao povo: "Cada um de vocês e o seu ajudante devem ficar à noite em Jerusalém, para que possam servir de guarda à noite e trabalhar durante o dia".

Eu, os meus irmãos, os meus homens de confiança e os guardas que estavam comigo nem tirávamos a roupa, e cada um permanecia de arma na mão.

Este é um exemplo de dedicação à obra de Deus.

11ª característica: Uma visão focada e objetiva.

Uma visão objetiva pode ser positiva ou negativa. Ela é negativa quando a teimosia impede que ouçamos a razão; é positiva quando impede que nos desviemos do objetivo de Deus.

Ninguém conseguia tirar Neemias da obra de reconstrução do muro. Muitas pessoas tentaram de todas as maneiras distraí-lo, mas ele estava focado na obra de Deus.

12ª característica: O líder de Deus possui fortes convicções.

O capítulo 5 registra que ao perceber que alguns dos judeus exploravam seus irmãos com a cobrança de juros, Neemias chamou essas pessoas e as fez assumir compromisso de não defraudar mais seus companheiros judeus (Neemias 5:1-13).

Neemias era um homem de fortes convicções.

13ª característica: Ter uma confiança inabalável.

Neemias tinha convicção de que estava fazendo uma grande obra e estava absolutamente certo de que Deus o havia chamado para executá-la.

Esta convicção lhe deu uma confiança inabalável para trabalhar na obra para a qual havia sido chamado.

14ª característica: O líder de Deus é uma pessoa de coragem.

Com toda certeza a coragem é uma das características importante em um líder que Deus usa.

15ª característica: Ser perseverante.

Em Romanos 5:3-5, o apóstolo Paulo falou sobre a perseverança: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado”.

Perseverar significa persistir e não desistir, mesmo que seja em situações difíceis.

16ª  característica: O líder possui o dom de administração.

A Bíblia apresenta uma estrutura bem definida para execução da obra de Deus. O texto de I Corintio 12:28, fala especificamente sobre o dom do governo na tradução revista e atualizada; mas na Nova Versão Internacional encontramos a palavra “administração”.

No capítulo 7 lemos que Neemias nomeou levitas, comandantes e guardas e que também fez uma relação de todas as famílias que retornaram para Jerusalém.

Isso é organização!

17ª característica: O líder de Deus tem suas prioridades bem focadas.

Observe as prioridades de Neemias no capítulo 10. Ele fez o povo se comprometer que não entregaria seus filhos para se casarem com pessoas de outros povos, que guardaria o Sábado e que, a cada sete anos, não plantaria na terra.

Também fez o povo se comprometer que pagaria uma taxa para conservação do templo, dedicaria ao Senhor os filhos primogênitos e também os primogênitos de seus rebanhos. O povo prometeu que daria a Deus dez por cento de tudo que recebesse.

Neemias tinha suas prioridades bem definidas e queria que o povo também as tivesse.

18ª característica: Um líder usa seu cajado de pastor.

Todo bom pastor conduz e disciplina o povo de Deus com o seu cajado. Um bom líder deve amar seu povo o suficiente para discipliná-lo.

19ª característica: Ter consciência de suas limitações humanas.

Um líder de Deus tem uma noção bem clara de suas limitações como homem e também conhece as limitações do seu povo.

20ª característica: Um líder de Deus tem um compromisso com o término da obra, para a glória de Deus.

Neemias concluiu a obra de restauração dos muros de Jerusalém para a Glória de Deus!

Ao executarmos a obra de Deus jamais podemos nos desviar do objetivo de Deus que será alcançado através de nós!

Um líder de Deus pode declarar como Jesus declarou: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer... Está consumado!” (João 17:4 e 19:30).

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...


Últimos Artigos

O Primeiro Programa de Entrevista

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Hu-hum ou Naum?

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A Solução Final de Deus

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O Profeta Político

segunda-feira, 4 de novembro de 2019