Encontro Com a Palavra

Pessoas Comuns Coisas Extraordinárias

Pr. Dick Woodward      sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

O Livro de Juízes vai mostrar a você que Deus tem prazer em fazer coisas extraordinárias através de pessoas comuns, como você e eu.

Otniel foi o primeiro juiz em Israel, ele era filho do irmão mais novo de Calebe. A Bíblia conta o seguinte a seu respeito.

“Veio sobre ele o Espírito do Senhor, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o Senhor lhe entregou nas mãos a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual ele prevaleceu” (Juizes 3:10).

Deus tem prazer em usar pessoas comuns e fazer coisas incomuns e extraordinárias através delas, quando o Seu Espírito as está controlando.

É isso o que o Novo Testamento chama de ser cheio do Espírito Santo.

Pessoas Comuns Coisas Extraordinárias Vemos isso na vida do juiz Eúde, cuja única credencial era ser canhoto.

Israel tinha sido conquistado pelos Moabitas, sob o reinado de Eglom. Quando uma nação era conquistada por outra, ficava obrigada a pagar impostos altíssimos à nação vencedora.

Eúde liderou um grupo até o palácio de Eglom, na capital de Moabe a fim de pagar os impostos devidos por Israel.

Antes de sair nessa missão ele fez uma faca de uns vinte centímetros de comprimento. Quando Eúde se apresentou diante do rei Eglon, disse: “Tenho uma palavra secreta a dizer-te, ó rei” (Juizes 3:19).

A Bíblia conta que com sua mão esquerda Eúde puxou a faca e matou o rei, iniciando uma revolução que derrotou os moabitas.

Lembre-se, o único detalhe que sabemos sobre Eúde é que ele era canhoto! Isso era tudo o que ele tinha para oferecer ao Senhor e Deus usou essa sua característica de maneira tremenda!

E você? Já ofereceu os seus talentos, pequenos ou grandes para Deus?

Se você colocar os seus talentos e habilidades nas mãos de Deus, Ele vai usar da mesma maneira que usou a mão esquerda de Eúde.

Uma das minhas histórias preferidas é a de Débora, que era como uma mãe em Israel.

Débora tinha um dom espiritual muito especial; ela era profetiza. Ela sentava-se embaixo de uma palmeira e começava a profetizar e o povo de Israel ia até ela para ouvir a mensagem de Deus.

Num determinado dia ela comunicou a seguinte mensagem a Baraque: “Porventura, o Senhor, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos”.

Baraque respondeu a Débora: “Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei” (Juízes 4:6-8).

Baraque sabia que se Deus realmente estava dando aquela ordem através dela, eles seriam vitoriosos.

Talvez com o intuito de testar Débora e ver se ela própria acreditava nas palavras de vitória da parte de Deus, ele disse que só iria se ela também fosse.

Débora concordou em ir, mas avisou Baraque: “Certamente, irei contigo, porém não será tua a honra da investida que empreendes; pois às mãos de uma mulher o Senhor entregará Sísera” (Juízes 4:9).

Quando Baraque convocou os soldados para a batalha, dez mil se ofereceram como voluntários. Exatamente como Débora disse que aconteceria.

A batalha foi travada no Monte Tabor e Deus confundiu os novecentos carros de ferro e todo o povo que estava com Sísera.

Os cananeus entraram em pânico, os homens de Baraque passaram a controlar a situação e Sísera tentou fugir.

Uma mulher chamada Jael ofereceu esconderijo para ele em sua tenda. Depois que ele adormeceu, Jael pegou um martelo e um dos pinos da tenda e martelou a cabeça de Sísera no chão.

Lembre-se que a mensagem básica do Livro de Juízes é sobre apostasia e suas terríveis conseqüências, mas também aprendemos com a vida desses juízes, que Deus usa pessoas comuns e simples, para através delas fazer coisas extraordinárias.

Deus faz maravilhas através de pessoas comuns controladas pelo Espírito Santo.

Encontro Com A Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Comentários

Siga-nos nas Redes Sociais e fique por dentro de todas as novidades...

Cadastre-se gratuitamente nos cursos do Ecncontro Com a Palavra

 

Clique no link abaixo e faça seu cadastro agora mesmo!

Últimos Artigos

A Graça de Dar

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

A Transcendência do Ministro

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

A Transparência do Ministro

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

A Tarefa do Ministro

segunda-feira, 2 de novembro de 2020